Feriadão

Comandante do CPRL e coordenador da Polícia Civil informam sobre policiamento em Feira de Santana durante o Carnaval

Comandante do CPRL também fala sobre o policiamento da Micareta de Feira 2020.

21/02/2020 às 11h51, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Mais de 27 mil policiais do estado da Bahia foram designados para trabalharem no Carnaval de Salvador. Mas isso não afetará o policiamento nas demais cidades do estado.

De acordo com o Coronel Luziel Andrade, comandante do Policiamento Regional Leste (CPRL), o policiamento em Feira de Santana será normal, assim como nas demais cidades que não têm Carnaval.

“Não teremos nenhuma variação de acréscimo ou redução em Feira de Santana, nem nas cidades onde não ocorrerá carnaval. Teremos um reforço maior em Amargosa, Cipó, Jaguaripe, porque nestas cidades fazem o carnaval, e estaremos reforçando também Salvador, mas esse reforço que está sendo direcionado para fora, é feito de forma extraordinária, na qual o policial de Feira de Santana em seu dia de folga é remunerado e participa da escala. Não temos nenhum prejuízo na nossa escala ordinária. Todo ano é assim, não houve problema nenhum e vamos superar esse momento com tranquilidade”, afirmou.

Sobre as diárias desses policiais que saíram de Feira de Santana para trabalhar em Salvador, o coronel informou que já estão sendo pagas.

“Eles também terão descanso e depois participam da escala normal. Nos outros dias, a gente vai intercalando com o efetivo nosso daqui, da própria cidade, como efetivo de vários locais, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, tudo isso aí que compõe o Leste”, explicou o coronel em entrevista ao Acorda Cidade.

A escala do Carnaval é definida com antecedência e o CPRL já está pensando também na escala para a Micareta de Feira, que será de 23 a 26 de abril.

“Já estamos pensando na Micareta. Estamos trabalhando no processo de licitação para o transporte da tropa, licitação para alimentação. São coisas que a gente não pode deixar muito em cima, apesar de que não tivemos ainda nenhuma posição definida com a quantidade de dias, nem horários de evento aqui em Feira. Eu espero que assim que passe o Carnaval seja definido, mas já estamos trabalhando naquilo que devemos providenciar todos os anos”.

Passarela no circuito da Micareta

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade (Arquivo)

Na Micareta do ano passado os policiais militares acompanharam o movimento sobre uma passarela montada ao longo do circuito Maneca Ferreira. A novidade deu certo e o coronel revelou que neste a estrutura está mantida e será aperfeiçoada.

“Com certeza. Fizemos alguns contatos com a prefeitura dando a especificação do material, até porque eu acredito que no processo de licitação, o preço vai ser mais barato do que ano passado. Além disso, estamos corrigindo algumas falhas que houve ano passado. Por exemplo, quando as patrulhas saíam daquele espaço as pessoas sentavam, subiam na passarela. Estamos fazendo algo de modo a impedir essa situação. Estamos aumentando em 40 centímetros a altura. A passarela foi um sucesso porque a polícia fica em lugar visível. A pessoa está brincando ali e a polícia não está tendo um contato direto, mas se olhar para o lado, você está vendo a polícia”, destacou.

O comandante do CPRL destacou também que haverá correções no espaço reservado para o policiamento na festa.

“Nesse ano vamos fazer uma distribuição de modo que todo o espaço esteja preenchido por policiais do Batalhão de Choque, das especializadas, das nossas ordinárias, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. Estamos em contato com a Secretaria de Segurança Pública e já temos uma promessa do secretário de que vamos ampliar as nossas câmaras, tanto de identificação quanto de identificação facial, que foram um sucesso ano passado, e haverá nossas vistorias nos acessos para o circuito. Eu acredito que neste ano a gente vai ter um equipamento muito mais reforçado do que ano passado”, declarou Luziel Andrade.

Polícia Civil

Segundo o coordenador Polícia Civil do Interior (1ª Coorpin), Roberto Leal, a Polícia Civil em Feira de Santana trabalha normalmente até esta sexta-feira (21) em todas as unidades, entra em regime de plantão a partir de sábado, normalmente, e tem realizado trabalhos preventivos para coibir aumento nos índices de violência durante o feriadão.

“Como todo ano ocorre nós cedemos vários servidores para trabalhar no Carnaval de Salvador e por isso já temos uma expertise em relação a isso. Teremos o plantão normal no Complexo de Delegacias, no Sobradinho, o plantão do Complexo Policial Investigador Bandeira, no Jomafa, e também da Deam. Além disso, teremos reforço, como sempre tem, do plantão regional que fica responsável pelos levantamentos cadavéricos, homicídios e atrocidades. Aos demais, estamos fazendo um trabalho preventivo justamente na intenção de evitar aumento dos índices nos próximos dias de Carnaval", informou o coordenador ao Acorda Cidade.

Os policiais civis que estão trabalhando no Carnaval também já receberam os pagamentos das diárias.

“No Carnaval paga-se antecipadamente. Logo no início, antes do carnaval, terça, no mais tardar quarta-feira já são pagos o deslocamento e as diárias também. Todo ano é feito dessa forma. O que ocorre, às vezes, é um problema com um ou outro servidor. Houve uma prestação de contas que não foi feita do Carnaval passado ou alguma situação de erro de cadastro, daí houve demora, mas, sempre é feito na época do Carnaval com antecedência”.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade