Natal

Com expectativa de boas vendas, Dispensário Santana já iniciou produção de panetones e frutas cristalizadas

Muitas famílias recebem ajuda por meio do Dispensário Santana, através de doação de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal.

17/11/2021 às 06h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Há mais de 20 anos produzindo panetones e frutas cristalizadas no período natalino, o Dispensário Santana, localizado no bairro Jardim Acácia, já iniciou a produção deste ano com expectativa de boas vendas. No espaço destinado à fábrica da entidade, enquanto alguns funcionários produzem o alimento recheado com passas ou frutas secas, outra equipe cuidadosamente embala o produto que vai parar na mesa do consumidor.

Tudo é feito com muita alegria e fé, afinal não se trata apenas de comercializar um alimento típico da época do Natal, mas sobretudo de alimentar e vestir os mais pobres, renovando os sonhos e as esperanças, por meio da solidariedade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Tudo acontece com muita calma, com muita alegria, e eu penso que a cada dia o panetone do Dispensário Santana vai ganhando assim força na qualidade, porque tudo aquilo que a gente sabe que pode contribuir para melhorá-lo nós investimos. Nesse período nós fabricamos o panetone e também as frutas cristalizadas, que são aqueles doces caseiros. É uma fonte de renda que nos ajuda bastante, porque o Dispensário sendo essa obra que vive de doações, a gente procura empreender naquilo que pode nos dar um retorno e pode ajudar a desenvolver esse trabalho social, com muita alegria e também com muito espírito de doação a Jesus do nosso tempo e nossos esforço”, afirmou  a diretora do Dispensário, Irmã Rosa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, irmã Rosa destacou que houve muitos desafios ao longo dos últimos anos, e mais recentemente com a pandemia, as dificuldades se agravaram. No entanto, por meio do Dispensário Santana muitas famílias foram socorridas, por meio da doação de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal.

“O Dispensário Santana nesta pandemia acabou sendo também uma benção para o atendimento às pessoas, porque desde quando ela foi iniciada no ano passado no mês de março, nunca paramos. Aqui o pessoal que chega diariamente, não é menos de 100 a 110 pessoas, que se agrupam no portão. Mas não tem faltado, o pão tem chegado para a gente poder dividir. O ano passado foi mais extenso o trabalho, as feiras eram melhores, mas ninguém sai de mãos vazias, porque Deus possibilita que a gente faça isso mediante a generosidade do povo nesse tempo de pandemia”, salientou.

E uma parte dos recursos que auxilia o trabalho do Dispensário Santana é justamente a partir das vendas dos panetones. Porque além das doações que são feitas para as famílias carentes, também há uma série de ações desenvolvidas internamente, cujos custos vão duplicando quando o fim do ano se aproxima.

“A renda dos panetones é toda voltada para as ações do Dispensário Santana. No final do ano as despesas são redobradas. Nós temos a padaria, o Centro de Formação Padre 20, a creche Conveniada com o município, nós temos aqui toda área do dispensário com a escola, e temos as idosas institucionalizadas. As despesas são muitas aqui nessa casa, mas graças a esses panetones e essas frutas cristalizadas nesse mês de dezembro, a gente respira um oxigênio novo, que nos revigora. Isso é o que nos faz tocar para frente”, afirmou Irmã Rosa ao Acorda Cidade.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

Os panetones do Dispensário Santana podem ser encontrados neste período em todos os grandes supermercados e também em mercadinhos de bairros. Contudo, segundo Irmã Rosa, este ano, um grupo de voluntários irá também buscar parcerias com empresas, para que a delícia natalina seja distribuída entre os funcionários, aumentando assim os pedidos.

“Aqui também nos dispensário através do telefone a gente faz a entrega. Mas o que eu quero dizer é que essas bençãos de Deus são multiplicadas na nossa vontade e na que as pessoas sentem de estarem ajudando o Dispensário Santana. Aqui é uma casa que o amor proveniente de Deus faz tudo acontecer. Primeiro com essa ajuda agora no período dos panetones. E se a gente conseguir vender muito panetone, eu vou entrar em 2022 sem dores de cabeça, embora o lucro seja muito pequeno, mas a demanda sendo grande compensa”, frisou.

Foto: Ed Santps/Acorda Cidade


Bazar beneficente

A diretora do Dispensário Santana também falou sobre outras formas de ajudar o trabalho social realizado pela entidade, que pode ser através da doação de roupas, utensílios e outros materiais em bom estado de conservação.

As doações são comercializadas por preços simbólicos no bazar realizado pela entidade. “Colocamos em bazares com preços pequenos, para que as pessoas se sintam também com a dignidade de dizer que comprou aquele produto. Então tudo que entra na casa a gente faz bazares com as famílias pobres, e nem precisa de muita divulgação, porque a comunidade se faz presente aqui todos os dias. E também quem pode fazer doações em dinheiro, é benção divina. Então com o que a pessoa quiser ajudar, a gente tem espaço para receber. Todos esses gestos de amor, de generosidade, gestos humanos que cada um é chamado a realizar, são sinal de que o Natal está chegando em nossas vidas. O Natal acontece todos os dias, mas intensificamos nesse período, que nos ajuda a enxergar a luz de Deus que nos ilumina.”


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para encomendas e entrar em contato com o Dispensário Santana, o telefone é: (75) 32231479.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade