Feira de Santana

Com aumento da procura por testes contra a covid e gripe, laboratórios de Feira correm risco de desabastecimento

Em um laboratório particular da cidade, a procura por testes diagnósticos RT-PCR e antígeno, contra a covid-19, como também para gripe e Flurona, tem aumentado entre 10 e 12% diariamente.

20/01/2022 às 16h05, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Com o aumento excessivo da procura por testes para diagnóstico da Covid-19 e gripe Influenza A H3N2, os laboratórios particulares e a Secretaria de Saúde de Feira de Santana têm monitorado seus estoques para não haver desabastecimento.

Em um laboratório particular da cidade, a procura por testes diagnósticos RT-PCR e antígeno, contra a covid-19, como também para gripe e Flurona, tem aumentado entre 10 e 12% diariamente.

“Temos tido realmente uma procura excessiva de pacientes em busca do serviço para o diagnóstico da covid, assim como também da gripe. Possuímos todos os testes necessários. Diariamente temos um aumento de 10 a 12%, de um dia para o outro. Isso quer dizer que o vírus está circulando de uma forma muito intensa na nossa cidade e região. Isso é um alerta para o cuidado que todos precisamos ter neste momento”, alertou Marcus Machado, farmacêutico e bioquímico do laboratório Hief.

De acordo com ele, os números têm avançado e estão infinitamente maiores que há um mês. Os testes mais procurados são o RT-PCR para covid e também o teste de antígeno. “O RT-PCR é o que tem o padrão ouro, que tem maior qualidade, e o antígeno também é muito preciso e o resultado sai em aproximadamente 1 hora após a coleta. Além desses dois, com a influenza muito intensa, temos o teste para diagnóstico laboratorial para pesquisa da Influenza A H3N2, e temos um teste que simultaneamente a pessoa sabe se está com covid e a gripe, e apenas 1 hora damos o resultado”, informou.

Acerca da possibilidade de faltar insumos para fabricação de testes, o farmacêutico alertou que alguns laboratórios da Bahia estão enfrentando dificuldades, uma vez que a indústria que produz os materiais deu férias coletivas no final do ano, pois não se esperava esse aumento considerável de infecções.

“A respeito da falta de reagentes, aqui não tivemos tantos problemas. Não teremos falta de testes RT-PCR para covid e antígeno de covid também. Fizemos um estoque grande. Tivemos por poucos dias apenas um desabastecimento do teste que faz a pesquisa da H3N2 e a Covid, mas já normalizamos. Na verdade, a respeito do estoque, não é apenas para Feira de Santana, mas no Brasil e no mundo está tendo uma procura muito grande. Aqui na Bahia grandes laboratórios estão tendo falta de testes”, afirmou.

Ele salientou que, no caso do Hief, esse desabastecimento não deve ocorrer no momento, devido a uma preparação prévia do laboratório, mas também não descartou a possibilidade de faltar em algum período.

“Quanto ao estoque, diariamente regulamos ele e fizemos algumas compras grandes. Isso tem feito com que não haja em nosso laboratório nenhum tipo de desabastecimento. Mas a respeito da possibilidade de faltar testes, há sim uma grande possibilidade. Inclusive ontem a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica disse de que vão faltar esses testes no Brasil, principalmente do RT-PCR, antígeno de covid também. Nós até então para antígeno e o teste da Influenza estamos com estoque. Quando ao RT-PCR não teremos problema por conta de uma produção interna.”

Também em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de saúde Marcelo Britto ressaltou que a pasta tem monitorado a quantidade de testes e até o momento não teve problemas com desabastecimento do estoque.

“Estamos com uma procura grande de testes e temos uma quantidade razoável. Não temos problemas com testes, mas à medida que vai aumentando o uso, temos monitorado essa quantidade. Especificamente o RT-PCR a gente depende da Secretaria de Saúde do Estado, e o teste de antígeno é comprado pelo município.”

 

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade