Feira de Santana

Com 1.310 acidentes registrados até abril, SMT reforça ações do Maio Amarelo em Feira de Santana

O Maio Amarelo é um movimento nacional que nasceu de uma proposta entre entidades e o poder público para chamar a atenção de toda a comunidade, para a necessidade de respeito e responsabilidade com relação às normas de trânsito.

15/05/2021 às 16h33, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Superintendência Municipal de Trânsito de Feira de Santana realiza neste mês a campanha Maio Amarelo, a fim de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Segundo levantamento da SMT, até o mês de abril de 2021, foram registrados 1.310 acidentes no município. Desse total, 388 acidentes tiveram vítimas feridas, mas nenhuma delas veio a óbito. No mesmo período de 2020 foram registrados 3.798 acidentes, sendo 12 deles com vítimas fatais.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

De acordo com o superintendente de trânsito, Cleudson Almeida, em Feira de Santana os acidentes mais registrados são aqueles envolvendo veículos de duas rodas, veículos de grande porte, bicicletas e atropelamentos em vias públicas.

“Inclusive quero chamar atenção, pois também foram registrados acidentes em calçadas. Nós estamos agora com o projeto Novo Centro, principalmente na Avenida Senhor dos Passos, em que as calçadas tiveram seus níveis rebaixados, foram ampliados e nós já estamos observando diversas notificações de veículos, pois além de estarem parando na calçada, temos também veículos trafegando nas calçadas. Gostaria de aproveitar essa oportunidade para chamar atenção da população, dos condutores, sobre o grande risco que tem sido essa prática. É infração gravíssima e pode efetivamente ocasionar diversos acidentes”, alertou o superintendente.

Já quanto às infrações mais cometidas por condutores, Cleudson Almeida informou que estão relacionadas a avanço de sinal, conversões proibidas, excesso do limite de velocidade, entre outras irregularidades, que reforçam, segundo ele, uma maior necessidade de monitoramento eletrônico.

“Há um número grande de notificações por excesso de velocidade nas vias, conversões proibidas em determinados locais, e devemos estar pontuando pela necessidade de maior fiscalização eletrônica. Estamos já conversando com o executivo municipal no sentido de estabelecer o videomonitoramento, e a fiscalização passará também a ser exercida por intermédio de equipamento eletrônico. Isso é justamente para tentar coibir aqueles que insistem em praticar irregularidades no trânsito.”

Outra prática comum no trânsito de Feira de Santana é a formação de filas duplas, principalmente em locais de grande movimentação, onde não há facilidade para estacionar. Conforme o superintendente da SMT, filas duplas também são consideradas infrações de trânsito e estão passíveis de penalidades.

Maio Amarelo

Segundo Cleudson Almeida, o Maio Amarelo é um movimento nacional que nasceu de uma proposta entre entidades e o poder público para chamar a atenção de toda a comunidade, para a necessidade de respeito e responsabilidade com relação às normas de trânsito.

“O objetivo do Maio Amarelo é, através de uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil, chamar a atenção para a necessidade de respeitar as normas de trânsito e respeitar as faixas de pedestre, a sinalização de trânsito, evitar trafegar em calçadas, e sobretudo proporcionar aos condutores uma maior orientação e medidas educativas que possam melhorar a situação do trânsito nas diversas cidades no Brasil.”

Ele salientou que devido à pandemia, este ano os eventos presenciais foram suspensos, e investiu-se em divulgação através dos meios de comunicação e das redes sociais.

“E este mês aqui em Feira de Santana, com o evento da pandemia, as atividades presenciais que eram realizadas foram suspensas, então nós estamos utilizando os canais de comunicação, as redes sociais para palestras online, vídeos com divulgação de matérias sobre Normas de Trânsito, inserções junto aos canais de comunicação, para passar esse material da campanha desse ano, sobre o respeito e responsabilidade no trânsito trazendo e esses trazendo números que tratam de acidentes com feridos, acidentes com vítimas fatais, justamente para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de melhor observar as normas de trânsito”, detalhou.

Cleudson Almeida reforçou a importância de observar as leis de trânsito, a fim de salvaguardar a vida de condutores e pedestres.

“É necessário que tenhamos responsabilidade quanto às normas, quanto à trafegabilidade, devemos observar os limites fixados para tráfego em determinadas vias, porque houve um estudo prévio, uma análise sobre as condições da via, o que é que se tem em relação a determinados locais, principalmente em contingentes comerciais, área urbana de maior contingente populacional, então todas as questões são observadas quando se estabelece limite de trafegabilidade. Nós condutores devemos observar toda a sinalização de trânsito fixada nas vias, as faixas de pedestres, a sinalização semafórica, que é muito importante quando da travessia de cruzamento, então todas essas questões podem ser melhor observadas por nós condutores para que tenhamos maior segurança para nós, também para o pedestre.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade