Chapada Diamantina

Coelba realiza operação de combate ao furto de energia e autua fazendas produtoras de cenoura e cebola

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população.

05/06/2020 às 10h37, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Após denúncias de clientes, a Coelba realizou operação de combate ao furto de energia na região da Chapada Diamantina. Na operação, os técnicos da distribuidora percorreram a região e identificaram 28 irregularidades em fazendas produtoras de cenoura e cebola. As fraudes eram efetuadas através do medidor do cliente, que foram autuados e as irregularidades retiradas. A energia recuperada na ação é suficiente para abastecer 4.300 residências durante um mês.

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população.

Como denunciar

Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 0800 591 0857, o site www.coelba.com.br , e também através do e-mail [email protected].

Orientação de segurança

Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.

Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e dos vizinhos.

A Coelba orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal, usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade