Bahia

Clínica vai oferecer teleconsulta on-line gratuita a 60 casais inférteis no mês de agosto

As teleconsultas para orientação serão realizadas com hora marcada, através de aplicativo especifico, e os casais poderão tirar suas dúvidas diretamente com os especialistas da clínica.

21/07/2020 às 07h20, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em homenagem ao Dia dos Pais, a Insemina, clínica especializada em reprodução assistida, vai oferecer durante o mês de agosto teleconsulta gratuita a sessenta casais com dificuldade para ter filhos. O foco do atendimento é o aconselhamento reprodutivo visando prestar assistência e acolhimento para casais que tiveram que adiar os tratamentos de infertilidade em função da pandemia. O atendimento on-line, dentro do limite de vagas, será realizado mediante agendamento prévio pelo telefone (71) 3012-3010. As teleconsultas para orientação serão realizadas com hora marcada, através de aplicativo especifico, e os casais poderão tirar suas dúvidas diretamente com os especialistas da clínica.

“Durante a consulta on-line, os pacientes vão poder esclarecer suas dúvidas com especialistas da área de medicina reprodutiva e vão obter orientação individualizada e adequada para cada caso”, explica o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor da Insemina.

A orientação é que os tratamentos de reprodução assistida sejam adiados até que a pandemia esteja controlada. No entanto, há casos especificos que devem ser avaliados de forma criteriosa e individualizada. A consulta com o especialista pode minimizar riscos à saúde reprodutiva. “Pacientes diagnosticados com câncer e que precisam preservar sua fertilidade através do congelamento de óvulos ou de sêmen e mulheres em idade avançada ou com reserva ovariana prestes a esgotar são algumas das situações que não podem esperar”, recomenda o especialista. Os embriões obtidos através da técnica de Fertilização in Vitro, no entanto, deverão ser congelados, uma vez que as transferências embrionárias estão temporariamente suspensas.

Segundo o especialista, algumas recomendações são importantes para manter a saúde reprodutiva: manter-se no peso adequado, buscando uma alimentação saudável e evitando excessos alimentares durante a quarentena, buscar atividades para controlar o estresse e a ansiedade, dormir bem, não fumar, evitar consumo excessivo de bebida alcoólica, e, se possível, praticar atividade física regularmente,

Infertilidade masculina

Vários fatores podem afetar a fertilidade masculina e comprometer o desejo de ser pai. Segundo o médico Joaquim Lopes, a varicocele, doença caracterizada por varizes na bolsa escrotal, é uma das causas mais comuns da infertilidade no homem e consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue na região dos testículos.

A baixa produção de espermatozoides pelo testículo, causada por alterações hormonais, a mobilidade dos espermatozoides e a qualidade do sêmen são alguns dos fatores que influenciam na fertilidade masculina. Há também causas genéticas que podem levar a ausência de produção de espermatozoides (azoospermia) ou concentração muita reduzida de espermatozoides no sêmen (oligozoospermia severa).

Os hábitos de vida e os fatores ambientais são também grandes responsáveis pela saúde reprodutiva. O tabagismo é um vilão apontado pelos especialistas da área. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade