Educação

Cinco maneiras de se preparar para o Enem

Veja como otimizar a rotina com foco na prova, que acontece em novembro.

01/10/2018 às 09h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Faltando poucas semanas para o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é essencial que os estudantes sigam uma rotina equilibrada de estudos. Para ajudar nessa questão, o diretor de ensino do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio, elencou cinco dicas que podem tornar o período que antecede a prova mais produtivo para os vestibulandos.

1 – Trace um plano de estudos estratégico

O Enem é uma prova que apresenta muita coerência ao longo dos últimos anos no que diz respeito à distribuição de questões. Portanto, é interessante construir um plano de estudos retroativo com foco nos assuntos mais cobrados nas últimas provas.

2 – Resolva questões de provas anteriores

A partir do cronograma definido, uma excelente forma prática de potencializar os estudos é apostar na resolução de questões de provas anteriores, principalmente dos últimos três anos. O Enem trabalha assuntos próximos do cotidiano dos alunos, ou seja, provas mais recentes podem provocar reflexão sobre problemas mais atuais.

3 – Leia jornais e revistas

Temas de atualidades aparecem frequentemente em questões do Enem e não apenas na área de Ciências Humanas. Por isso, é essencial que os alunos tenham hábito de ler matérias e reportagens jornalísticas diariamente. “Além de adquirir repertório, é possível explorar estruturas textuais, trabalhar vocabulário e acostumar com a leitura de textos longos, marca registrada do Enem”, pontuou Celedônio.

4 – Consuma conteúdos educativos

Uma ótima alternativa ao modelo tradicional de estudos é procurar filmes, séries e livros que apresentam contexto histórico e cultural dentro de suas narrativas. “Com diversos serviços de streaming à disposição, é cada vez mais fácil ter acesso a conteúdos que provoquem reflexões e relações com o cotidiano dos alunos”, comentou.

5 – Mantenha uma rotina equilibrada

É essencial manter o equilíbrio entre estudos e rotina pessoal. De acordo com o diretor, buscar uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, ter momentos de lazer e de descanso devem ser preocupações fundamentais de um vestibulando, uma vez que momentos ininterruptos de estudo podem gerar altas cargas de stress e bloqueio na assimilação do conteúdo.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade