Feira de Santana

Cicom registra mais de 310 mil ligações em 2021; a maioria foi contra som alto

Centro Integrado de Comunicação tem sede em Feira de Santana e atende outras 16 cidade. 10% das ligações foram trotes.

05/01/2022 às 06h27, Por Andrea Trindade

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Gabriel Gonçalves

O Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Feira de Santana, registrou durante o ano de 2021, 312 mil ligações, com média de cerca de 860 atendimentos diários. Embora seja um número alto contabilizado nos registros do Centro, 10% destas ligações são trotes.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o capitão Rosuilson Cardoso, coordenador do Cicom, destacou a importância da unidade que atende 17 municípios e sinalizou os atendimentos que não são de competência do órgão.

Foto: Arquivo/Acorda Cidade

"O Cicom é a central responsável por receber as ligações do 190, que é a Polícia Militar, 193, Corpo de Bombeiro, e 197, Polícia Civil. Hoje nós atendemos Feira de Santana e mais 16 municípios, o equivalente a 1 milhão de pessoas e isso reflete na grande demanda que nós temos aqui. Durante este ano de 2021, nós recebemos 312 mil ligações, um número considerável expressivo que dá em média de 860 ligações por dia, mas infelizmente temos algumas dificuldades com relação aos trotes que representaram cerca de 10% das ligações registradas. Já tivemos períodos mais complicados, mas graças também a imprensa que é nossa parceira, tivemos uma redução neste número, mas aqui aproveito para informar à toda comunidade, que os números devem ser acionados em caso de emergência, quando for preciso intervenção da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, porque caso contrário, isso acaba sobrecarregando nossos operadores, acúmulo de ligações, tendo que atender, mas quando for analisado, não tem nenhuma relação com o nosso órgão", destacou.

Segundo o coordenador do Centro, existe uma diferença entre atendimento e ocorrências, quando há uma necessidade da equipe se deslocar até o local. Em 2021, embora o Cicom tenha recebido 312 mil ligações, apenas 88.570 ocorrências foram registradas.

"Nem todas as ligações que atendemos, irão se transformar efetivamente em uma ocorrência. Recebemos muitas ligações também que chamamos de 'rechamada', quando aquela ligação é uma solicitação de uma ocorrência que já está em andamento ou ligações que não há relação com o nosso atendimento como já foi dito, que são os trotes. Neste ano de 2021, nós registramos 88.570 ocorrências, isso dá uma média de 243 ocorrências por dia, um número superior a 7% do que foi registrado em 2020", disse.


 

A principal ocorrência registrada no Centro Integrado de Comunicação foi a perturbação do sossego, desrespeitando a Lei do Silêncio.

"Nós tivemos uma crescente demanda para atendimento de ocorrências que envolvem a perturbação do sossego público. Para que as pessoas tenham uma ideia, só aqui em nossa região, tivemos cerca de 24 mil ocorrências envolvendo som alto, um número muito alto que impacta diretamente em nossas atividades, principalmente da Polícia Militar que é responsável por atender este tipo de ocorrência. Foi uma média de 65 ocorrências por dia e no final de semana, esse número aumentava para cerca de 200, portanto, é um sério problema que precisa ser resolvido e debatido com a sociedade. É importante destacar que som alto, tem um efeito inverso. Nestes casos, nós temos que deslocar uma viatura para este tipo de ocorrência, tendo que deixar a região onde esta viatura estava no momento em que pode ocorrer um homicídio, uma tentativa de homicídio. Por isso, pedimos às pessoas que tenham bom senso de vida em coletividade", afirmou..

Ainda de acordo com o coordenador, o capitão Rosuilson Cardoso, a segunda ocorrência mais registrada no Cicom, é a violência contra a mulher.

"A segunda ocorrência mais registrada aqui é a violência contra a mulher. Nessa categoria entram as agressões físicas e os descumprimentos e medidas protetivas. Nós estamos nos empenhando para atender essas vítimas porque apenas no ano passado, foram 6.310 atendimentos a estas mulheres, o que gira em torno de 18 ocorrências por dia e no final de semana esse número foi maior, podendo chegar até 40 chamados. Portanto, aproveito a oportunidade e informar que a vítima deve acionar a Polícia Militar através do 190 e após a equipe da Polícia chegar no local, que esta vítima possa se dirigir até a delegacia, realizando a queixa contra o agressor, para que possa receber uma medida protetiva, deixando o Estado ciente que há um agressor, que há uma vítima e que requer cuidados e atenção", destacou o policial ao Acorda Cidade.

E fechando o ano de 2021, a terceira ocorrência mais registrada pelo Centro Integrado de Comunicação, foram as ameaças. Segundo o coordenador, são ameaças dos diversos tipos, como verbais e até com armas de fogo ou arma branca.

"Essas ameaças de forma geral, somaram 5.657 ocorrências em 2021, cerca de 16 ocorrências por dia, o que também leva o Cicom a ter uma demanda elevada e requer atenção dos órgãos de segurança pública. Estamos orientando o público também sobre a Delegacia Digital, onde as pessoas podem formalizar a queixa através do portal digital, porque o navegador já permite isso, fazer o registro de forma remota, garantindo um atendimento célere e esta denúncia tem a mesma validade, como se a denúncia fosse feita na Delegacia física", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

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