Feira de Santana

Chefe do cartório da 156ª Zona Eleitoral explica como é contabilizado o coeficiente para definir os eleitos

Segundo o chefe do cartório, o coeficiente de votos varia de acordo com a eleição, mas o número é o mesmo para todos os partidos dentro do mesmo pleito.

15/11/2020 às 13h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O chefe do cartório da 156ª Zona Eleitoral, Danilo Pereira, explicou ao Acorda Cidade como é contabilizado o coeficiente para definir os eleitos nas eleições municipais deste domingo (15). Ele destacou que para prefeito o processo é mais simples e quem tem mais voto ganha. “Se o candidato tiver mais de 50% dos votos, ele é eleito em primeiro turno, se não tiver, a gente vai pro segundo turno”.

Para vereador, Danilo explica que o cálculo é mais complexo. “A gente precisa apurar a última urna pra verificar quantos votos válidos tem na eleição e depois pegar esse quantitativo e dividir por 21, que é o número de vagas na Câmara Municipal. Vai se encontrar um valor e cada partido que atingir esse valor, vai ter direito a uma vaga. Vamos fazendo essa conta para ver quem são os candidatos eleitos”.

Segundo o chefe do cartório, o coeficiente de votos varia de acordo com a eleição, mas o número é o mesmo para todos os partidos dentro do mesmo pleito. Segundo ele, o número varia, pois cada eleição tem uma quantidade de votos válidos.

Para apurar se o partido vai ter direito a uma vaga, Danilo informa que é preciso somar todos os votos dos candidatos daquele partido. “Se a soma desses votos atingir o coeficiente, ele tem direito a uma vaga, então não importa quantos votos tenham cada candidato e dentro do partido vai ser eleito aquele que tiver mais votos”, explicou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade