Bahia

Centro Universitário Senai Cimatec oferece 50 bolsas 100% gratuitas para cursos de Engenharia e Arquitetura

As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas pela internet até 28 de novembro.

25/11/2021 às 09h35, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Centro Universitário Senai Cimatec está com inscrições abertas para bolsas de estudo 100% gratuitas, destinadas para candidatos de baixa renda. Neste processo seletivo, que terá vestibular online, a instituição oferece 50 vagas, distribuídas entre sete cursos de Engenharia, além da graduação em Arquitetura e Urbanismo. Os interessados devem efetuar a inscrição pela internet, no site www.sejacimatec.com.br, até o dia 28 de novembro.

Referência nacional no ensino de Engenharia, o Centro Universitário Senai Cimatec oferece cursos de graduação em tecnologia há 16 anos e tem mudado a trajetória de jovens estudantes. Além do benefício, como alunos da instituição de ensino, eles têm acesso direto a gestores de empresas parceiras em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a oportunidade de abrir novas portas profissionais, antes mesmo de concluírem seus cursos.

Contemplada com bolsa integral no Vestibular Social, Beatriz Sena já visualiza uma carreira promissora. “A única coisa que um jovem de periferia precisa, quando ele quer mudar de vida, é oportunidade”, avalia a estudante, que mora na comunidade de Novo Horizonte, em Sussuarana. Oportunidade esta que, para ela, é estudar em um centro universitário de ponta, que enxerga esses alunos, como o Senai Cimatec. “É uma instituição com muitos alunos de renda alta, mas que vê e escuta esses alunos carentes”, declara Beatriz. A estudante participou do Hackathon Nasa 2020 e sua equipe ficou em segundo lugar.

Estudante de Engenharia Mecânica, Diógenes Felipe Santos da Apresentação é ex-aluno do Sesi Piatã e também foi contemplado com bolsa integral no Senai Cimatec. “Sou uma pessoa que vem de baixo, nasci na periferia e sempre corri muito atrás de oportunidade. O Senai me deu essa oportunidade de mostrar meu talento, de poder me dedicar à engenharia, que era meu sonho”, conta Diógenes. Suas conquistas incluem uma bolsa pelo Programa de Intercâmbio da Capes (Brafitec) – que lhe rendeu a estadia de um ano em uma instituição de ensino em Lyon, na França, e a aprovação em estágio da Ambev.

Formado em Engenharia Química pelo Senai Cimatec, Leonardo Barbosa entrou na primeira turma do curso através do Vestibular Social e logo no início da sua vivência universitária, esteve à frente das duas primeiras edições da Semana de Engenharia Química do Senai Cimatec. Depois, descobriu a AIChE (American Institute of Chemical Engineers), uma organização global e centenária de engenheiros químicos, com mais de 60 mil membros em cerca de 110 países, que conta com capítulos estudantis, braços formados por estudantes engajados. Então, Leonardo promoveu a criação do primeiro capítulo baiano da AIChE. “No primeiro ano, levamos 45 estudantes para a usina nuclear de Angra dos Reis”, relata.

A atuação dos estudantes baianos chamou a atenção da AIChE global. Em 2018, Leonardo foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio de Liderança Internacional concedido pela Instituição, e viajou até Pittsburgh/EUA para a cerimônia de premiação. Em 2019, seus colegas foram para Orlando/EUA para ganhar o prêmio de Capítulo Estudantil de Destaque concedido à AIChE Cimatec, referente ao ano de 2018, ainda sob gestão de Leonardo.

Ele agradece todo apoio que recebeu durante a graduação e diz considerar que o centro universitário se destaca mundialmente não apenas pela infraestrutura, como também pela equipe de profissionais. “Hoje me sinto preparado para o mercado de trabalho como engenheiro. Desenvolvi aspectos como liderança técnica e comportamental”, assinala. Leonardo foi finalista da competição internacional L’Oreal Brandstorm.

“O programa de bolsas da graduação integra nossas ações de responsabilidade social. Beneficiamos com isso o desenvolvimento de jovens talentos das Escolas Públicas do nosso Estado, além de alunos do Sesi, que têm a oportunidade de cursar a graduação em engenharia ou arquitetura no Centro Universitário Senai Cimatec de forma inteiramente gratuita. E estamos tendo ótimos resultados: os egressos do programa de bolsas muito nos orgulham com suas conquistas, muitos já se destacam durante a graduação, se envolvendo em iniciativas estudantis, participando de ações de cooperação internacional e trabalhando em grandes empresas”, afirma o Reitor do Centro Universitário Senai Cimatec, Leone Andrade.

As inscrições serão realizadas até às 20h59min do dia 28 de novembro, exclusivamente via internet, no site www.sejacimatec.com.br. Os interessados nas vagas destinadas à gratuidade em Arquitetura e Urbanismo, além das Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Química, de produção, da Computação e de Controle e Automação devem atender aos requisitos previstos no edital do concurso, também disponível no site do Cimatec.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade