Feira de Santana

Centro de Convivência Zazinha Cerqueira inaugura nova sede com a participação da ministra Damares Alves

O centro fica localizado no bairro Muchila e é o maior equipamento público de atenção a pessoa idosa do Norte e Nordeste do país.

17/08/2019 às 17h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

Com sua capacidade de atendimento ampliada de 600 para 1.500 pessoas, foi inaugurado na manhã deste sábado (17), o Centro de Convivência para idosos Zazinha Cerqueira em Feira de Santana. O centro fica localizado no bairro Muchila e é o maior equipamento público de atenção a pessoa idosa do Norte e Nordeste do país. A inauguração contou com a presença do prefeito, secretários, autoridades e da ministra  da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O secretário de desenvolvimento social  Pablo Roberto destacou sobre a qualidade da estrutura do centro Zazinha e relatou que foram investidos em torno de um milhão e meio de reais. De acordo com ele, o centro conta com piscina, academia, cinema e atividades das mais diversas especificidades. Ele frisou que é um marco para a política de assistência social e de atendimento ao idoso de Feira de Santana.

“É um importante investimento para a cidade e vamos funcionar em três turnos. O atendimento aos finais de semana já é uma solicitação das pessoas que utilizam o equipamento e estamos conversando para ver essa possibilidade. Vamos nos encontrar com o prefeito Colbert e acredito que ele como tem sido muito sensível com essas questões relacionadas ao atendimento a idoso, não tenho dúvida de que vai fazer tudo aquilo que estiver ao seu alcance”, afirmou.

A idosa Aderaci Santos Ribeiro já frequenta o Zazinha Cerqueira há três anos. Ela estava encantada com a nova sede e a amplitude do espaço.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente só tem a agradecer as melhoras. Eu participo do samba de roda, das atividades de memória e das atividades de dança três dias na semana. O centro está lindo e a gente vai participar mais de tudo, com certeza”, salientou.

A aposentada Arinajd Marques Félix esta há dois anos no Zazinha. Ela comentou que considera o centro como a sua família recebeu todo o apoio dos colegas e profissionais do equipamento para vencer a depressão.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Hoje eu estou vivendo, dançando, tendo a alegria de viver e essa inauguração de hoje trouxe muitas novidades. A hidroginástica, cinema, os banheiros amplos, tudo uma maravilha. Aqui é a nossa casa e é um lugar de acolhimento para todos. Onde eu aprendi sobre os direitos dos idosos e a me preparar para a sociedade”, disse.

O prefeito Colbert Martins frisou que o centro vai ampliar os atendimentos e atividades para a população idosa da cidade que vem crescendo a cada dia.

“São 600 atendimentos atualmente e vamos duplicar esse número. Inclusive repetir essa atuação fora daqui. Não necessariamente nos Cras e Creas, na área de saúde, mas em todos os campos que a gente puder ampliar, vamos fazer nesse mesmo nível do centro. Feira de Santana é uma cidade predominantemente de pessoas acima dos 55, 60 anos e não é uma cidade mais jovem”, concluiu.

A ministra Damares Alves ressaltou que a inauguração do equipamento é um exemplo que Feira de Santana dá para todo o Brasil. Para ela, uma referência para a atenção e o cuidado com os idosos.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Centro de Convivência Zazinha Cerqueira fica localizado na Rua Itacarambi, bairro Muchila, viznho ao Centro de Cultura Maestro Miro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade