Saúde

Cardiologista destaca os benefícios da corrida

O médico ressalta ainda que “iniciar atividade física já é, por si só, um grande passo. Tomar a decisão, vencer a inércia, arranjar um tempo numa agenda corrida, fará de você alguém mais saudável e feliz”.

06/02/2018 às 07h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Ao longo do ano poucos passos foram dados na direção de uma vida saudável, mas com a proximidade do verão foi iniciada uma corrida para exibir o corpo ideal nas areias das praias. A situação lhe parecer família, leitor? Cada vez mais pessoas despertam para a necessidade de cuidarem do corpo pouco antes do início da estação mais quente do ano. Mas, ainda é possível reduzir medidas e até mesmo emagrecer até lá? A corrida pode ser, literalmente, uma aliada nesse processo.

“A corrida estimula o sistema cardiorrespiratório e, por conta disso, gera alterações fisiológicas como a diminuição da frequência cardíaca de repouso, redução do percentual de gordura, controle da glicemia, além do fortalecimento dos membros inferiores. Por ser uma atividade que envolve grandes grupos musculares, a atividade tem se mostrado um aliado para aquelas pessoas que querem se preparar para o verão”, explica o educador físico, Marcílio Vieira.

Ele alerta que é sempre momento de iniciar a prática de exercícios. “Aproveitar o início do verão para começar uma nova atividade física é tanto válido, quanto importante, mas isso não significa que é possível alcançar resultados pulando etapas”, alerta. Marcílio explica ainda que “o corpo que não se movimentava com tanta intensidade e frequência, como é o caso do sedentarismo, precisa realizar uma avaliação física, onde serão estabelecidas metas e analisadas possíveis restrições”.

De acordo com o cardiologista Israel Reis, as pessoas que têm mais de 40 anos e sintomas específicos como dor no peito, palpitações ou intolerância aos esforços, além de fatores de risco para doença cardíaca a exemplo de hipertensão, diabetes, tabagismo, história familiar de doença cardíaca, colesterol alto e obesidade precisam fazer além da avaliação física, a avaliação médica. “Os atletas que realizam atividades competitivas também devem fazer a avaliação que inclui consulta e pode se estender para exames como eletrocardiograma, teste ergométrico ou ergoespirométrico, entre outros”, informa o especialista.

O médico ressalta ainda que “iniciar atividade física já é, por si só, um grande passo. Tomar a decisão, vencer a inércia, arranjar um tempo numa agenda corrida, fará de você alguém mais saudável e feliz”.

O cardiologista, que já aderiu ao esporte, reafirma que a corrida melhora o condicionamento cardiorrespiratório, fortalece os ossos, os músculos, tendões e ligamentos, além de queimar o excesso de gorduras no corpo, auxiliando a emagrecer e combater a obesidade. “Como todo exercício, deve-se começar com menor intensidade e progressivamente aumentando a carga e o esforço. Nesse sentido, a orientação de um profissional de educação física é fundamental, definindo um programa de acordo com o objetivo de cada um, e melhorando a técnica. Tudo isso precisa ser associado a uma alimentação saudável e balanceada”, informa.

Apesar de ser um esporte fácil e democrático, a corrida também possui suas particularidades e informações técnicas como tipos de calçado, tempo de duração e intensidade do treino. Para quem não deseja encarar o desafio sozinho, existem grupos de corrida que ajudam a inserir os novos aspirantes a atletas no esporte. “Cada aluno é assistido de forma individual construída a partir do perfil, condicionamento físico e objetivo de cada um com atividades direcionadas. O resultado disso são respostas mais rápidas, seguras e eficientes”, explica um dos fundadores do Grupo de Corrida Triação em Feira de Santana, Cleiton Lopes.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade