Feira de Santana

Campeão olímpico César Cielo palestra para estudantes de Feira de Santana

Ele compartilhou conhecimentos que adquiriu através do esporte, que podem ser aplicados em todas as áreas.

23/03/2022 às 18h53, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O campeão olímpico da natação brasileira, César Cielo esteve em Feira de Santana na tarde desta quarta-feira (23) para palestrar para estudantes do curso de Medicina da UniFTC. Ele conversou com o Acorda Cidade, falou sobre a importância de se persistir nos sonhos e seus atuais projetos de vida.

Cielo contou que compartilhou com os estudantes um pouco da sua experiência de vida e conhecimentos que adquiriu através do esporte, que podem ser aplicados em todas as áreas.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Quando a gente estabelece os objetivos, os ideais, os valores, as estratégias podem ser aplicadas não somente no esporte como em outras áreas. Sempre falo que o nadador é um grande mestre na conversa interna. A gente está na piscina só tem barulho de bolha e não tem música, não tem amigo, não tem nada e só tem o barulho dos pensamentos. Com o tempo eu fui descobrindo que o que eu falava para mim, a forma como eu falava, tinha um impacto dentro da minha cabeça. Se a gente domina o que a gente fala para a gente mesmo, esse é  o primeiro passo para uma grande jornada e independente de ter resultados bons ou ruins. Até o resultado ruim pode ser um passo para frente e o que você fala para você após o sucesso e após o fracasso é o que determina o próximo passo para continuar andando para frente. É preciso ter essa comunicação de qualidade”, frisou.

César Cielo relatou ao Acorda Cidade que atualmente não participa de competições, trabalha fora das piscinas e um dos seus trabalhos é de comentarista esportivo. Foi comentarista nas Olimpíadas de Tóquio e para ele, essa foi mais uma experiência de muito aprendizado.

Entre as inúmeras medalhas que conquistou, ele destaca 19 medalhas de mundiais, destas sendo 11 de ouro, 3 olímpicas, duas de ouro e uma de bronze. Além disso, os dois recordes mundiais que teve na natação em 2019 e que até hoje não foram superados por outros atletas.

O nadador comentou que busca ajudar as novas gerações da natação com os seus conhecimentos e também com o instituto que leva seu nome. A instituição tem 12 anos de atuação e já atendeu mais de 5 mil pessoas.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Oferecemos natação competitiva, desde a iniciação. Já tivemos mais de 30 campeões brasileiros individuais criados e treinados no instituto. O esporte é uma ferramenta que abre portas. Acho que momentos de fraqueza todo mundo tem, eu tive muitos na minha carreira. Temos que ver como a gente se vê daqui há cinco anos. Se vamos nos arrepender dessa decisão. Todas as vezes que eu percebi isso eu voltava e treinava mais ainda. Até que chegou o dia que eu senti que eu não ia me arrepender. Se eu ficasse longe da piscina estaria satisfeito comigo. A gente tem que ser muito honesto com a gente mesmo, ao ponto de reconhecer as fraquezas”, afirmou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade