Feira de Santana

Campanha da Defensoria Pública disponibiliza 100 kits de exames de DNA

A coordenadora da defensoria Pública de Feira de Santana Liliane do Amaral também reconheceu a importância da iniciativa e para ela, a ação permite estabelecer e resgatar laços de família. Algumas vezes laços já quebrado, já desfeitos.

09/08/2019 às 17h16, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Rachel Pinto

A Defensoria Pública de Feira de Santana iniciou na manhã desta sexta-feira (9) a Campanha Ação Cidadã sou Pai Responsável, que prossegue até a próxima terça-feira (13). O lançamento da Campanha foi na sede do órgão, na Avenida Maria Quitéria, onde foram disponibilizados 100 kits de exames de DNA.

O evento contou com a presença do ator baiano Érico Brás que disse que ao ser convidado para ser padrinho da campanha aceitou de imediato. Para ele, o fato de ser uma pessoa pública influencia a sociedade e é importante dialogar sobre a paternidade responsável, principalmente durante o mês de agosto que é voltado para a comemoração dos Dia dos Pais.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu fui uma pessoa que tive pouca presença do meu pai na minha vida e isso impactou demais na minha pessoa. Porque eu tive o auxílio de outras pessoas que exerceram a paternidade comigo e por conta disso eu consegui ter uma educação, um encaminhamento. Isso me fez pensar no tipo de pai que eu queria ser. Eu desde muito cedo percebi que não quero ser esse pai que não dá atenção ao filho, que não assume a paternidade, que não faz a sua parte. Então quando eu tive a minha primeira filha aos 24 anos, a primeira coisa que eu prestei atenção e disse foi que eu precisava ser um pai diferente. Era preciso ser um pai que eu não tive e como eu sou uma pessoa pública, um ator, uma pessoa que trabalha com a informação, que trabalha com formação de pessoas me sinto na obrigação de dar esse retorno para a sociedade”, disse.

Érico frisou que a discussão sobre paternidade no Brasil é crucial, especialmente porque ainda existe o machismo muito forte e casos de mulheres que engravidam de forma não programada e os homens não assumem a paternidade. Para ele, paternidade é uma questão de responsabilidade.

A dona de casa Marinês Pereira da Silva, de 37 anos que mora no distrito de Maria Quitéria procurou o apoio da Defensoria Pública para fazer um exame de DNA. Ela relatou que teve dificuldades com o pai da filha. Ele está se negando a assumir a criança.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Eu vim marcar o exame de DNA, mas não consegui marcar não porque tem que ter o suposto pai e o suposto pai não veio. Ele tem que ter uma carta para ser intimado e vir. Porque ele diz que a menina é filha do vizinho, sem eu ter tido nada com o vizinho. Só fiquei dois meses com ele e ele dizia que era solteiro. Quando eu engravidei e contei para ele, ele pediu para que eu abortasse a criança. Ainda me deu R$50 para que eu fizesse o aborto e eu disse que não iria fazer.

Marinês afirmou que o fato do ex-companheiro não ter assumido a filha, fez com que a criança tivesse como referência de pai o avô e tios. Além disso, por falta do apoio financeiro, ela chega a passar falta de muitas coisas para a criança. Pede ajuda a comunidade e a instituições sociais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A Diretora da Associação dos Defensores Públicos da Bahia, Paloma Rebouças salientou que a campanha Paternidade Responsável existe para que os pais reconheçam a paternidade. Muitas vezes o reconhecimento é voluntário, espontâneo e em outras é necessária a realização do exame de DNA. O exame é gratuito e realizado pela Defensoria Pública.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Esse ano estamos com o ator Érico Brás sendo padrinho da campanha. Embora a campanha seja lançada todo ano no mês de agosto, ela permanece por todo ano e de janeiro a janeiro é possível comparecer a Defensoria Pública para fazer o exame de DNA e ter o direito de reconhecimento da paternidade. A Associação dos Defensores Públicos parabeniza a Defensoria Pública por mais um ano em fazer o lançamento dessa campanha tão bonita e tão importante”, comentou.

A coordenadora da defensoria Pública de Feira de Santana Liliane do Amaral também reconheceu a importância da iniciativa e na opinião dela, a ação permite estabelecer e resgatar laços de família. Algumas vezes laços já quebrados, já desfeitos.

“Nós acompanhamos a identificação da paternidade e damos também o acompanhamento posterior. Há uma audiência de composição, a discussão em torno de alimentos, em torno de guardas. Muitas vezes a gente trata com adultos que ainda tardiamente estão buscando a comprovação da paternidade. Temos vários casos, várias situações distintas. Cada uma tem a sua motivação. Algumas afetivas, outras patrimoniais e então a gente tem dado cobertura não só a criança ou adolescente quanto aos adultos também”, declarou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Liliane informou que hoje foram disponibilizados cem kits de exames de DNA e existe também uma parceria com o Shopping Boulevard que até a próxima terça-feira tem um balcão de atendimento sobre a campanha. Servidores estarão disponíveis para esclarecer dúvidas, distribuir materiais didáticos e a agendar a coleta de exames de DNA.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade