Solidariedade

Campanha arrecada mais de mil fraldas para o Lar do Irmão Velho; veja como ajudar

Uma das maiores demandas que o Lar tem é a de fraldas, e a instituição precisa de doação o ano inteiro. Você também pode ajudar doando um pouco do seu tempo para fazer companhia aos idosos.

29/09/2019 às 16h09, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Em comemoração a Semana do Idoso, a Farmácia Brito e a clínica Gastro Bahia realizaram neste domingo (29) a entrega de fraldas geriátricas arrecadadas durante a campanha “Pequenas atitudes, grandes emoções”. Iniciada em agosto, a ação encerrou neste mês e teve como instituição beneficiada o Lar do Irmão Velho, em Feira de Santana.

O médico Ricardo Silva Torres, diretor interno do Lar do Irmão Velho, disse ao Acorda Cidade que além da entrega da doação neste domingo também foram realizadas várias atividades para os idosos.

“Como somos da área médica conseguimos durante essa campanha atrelar vários outros parceiros e conseguimos ampliar o projeto, que inicialmente seria apenas uma campanha de doação de fraldas. Acabamos transformando em uma tarde para o idoso, oferecemos atendimentos médicos em algumas especialidades e atividades com eles. Vamos ter atendimentos de outras áreas também, a parte musical e entretenimento” informou.

Como ajudar

Segundo o médico, uma das maiores demandas que o Lar tem é a de fraldas, e a instituição precisa de doação o ano inteiro. Ricardo informou que os interessados em fazer doações presenciais ao Irmão Velho também pode ir pessoalmente, em horário comercial. Há também o programa de voluntariado. Basta ir, se cadastrar e doar um pouco do tempo que tem, pode ser meia hora, uma hora, o tempo que tiver para dar atenção aos idosos, conversar com eles.

“Gastamos bastante fraldas, temos muitos idosos acamados, e muitos idosos que precisam realmente utilizar as fraldas todos os dias. Estamos sempre solicitando a população para que possa nos ajudar. Somos uma instituição filantrópica, mas é uma unidade que vista de fora não dá para imaginar a magnitude que é aqui dentro. Aqui a gente funciona com todo o sistema de apoio ao idoso. A gente tem um quadro funcional muito grande, a gente tem um quadro que necessita da parte alimentar, da parte médica, e a gente acaba tendo um custo muito grande, mas estamos conseguindo superar. Em muitos meses, é claro, a gente aperta um pouquinho, mas estamos conseguindo o apoio de algumas empresas, algumas campanhas de governo. A nossa campanha do CPF na nota é muito importante, e a gente sempre pede a população. É uma coisa muito simples, basta informar o número do CPF nas compras, cadastrar o CPF no site e escolher o Lar do Irmão Velho como beneficiário”, disse.

Mais de mil fraldas doadas

Para fazer a doação das fraldas, o cliente comprou fraldas a preço promocional na Farmácia Brito. Luciana Anjos, responsável pelo setor de convênios da empresa, informou que a quantidade de fraldas foi maior que o esperado.

“O resultado da campanha foi fantástico, junto com a contrapartida da Farmácia Brito e Gastro Bahia, ficou um total de 1.122 fraldas. A instituição foi escolhida por ser renomada na cidade e porque o doutor Ricardo Torres faz parte da equipe e da inciativa desta campanha. Começamos com o Lar do Irmão Velho, mas a gente pretende continuar com esse preto para abranger outras instituições”, afirmou.

Francisca Maria Alves, conhecida como Mariazinha, disse que chegou ao Lar do Irmão Velho no dia 2 de julho de 2011. Ela tem 69 anos, e enfatizou que tem uma família ótima, mas que preferiu ir para a instituição.

“A minha família é ótima, não queria que eu viesse, mas Deus queria e eu também. Morava no conjunto Alvorada com meu filho caçula, mas eu estava dando trabalho demais e achei que estava ficando só demais e precisava ir para um lugar que tivesse mais pessoas. Aqui deu certo. Eu não quero sair daqui. O tratamento é ótimo. A direção é ótima, cuidadosa. São todos maravilhosos. Os médicos nos acompanha, aqui temos tudo. Desde nova fui vaidosa e o lar precisa de pessoas como eu que gosta de brilhar. Dizem que sou o símbolo do lar (risos)”, contou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade