Brasil

Lula passa por cirurgia para corrigir artrose no quadril nesta sexta-feira (29)

Lula será submetido a uma artroplastia no quadril e terá de trabalhar no Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas. Viagens devem ser suspensas por até seis semanas.

29/09/2023 às 08h02, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/TV BrasilGov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará nesta sexta-feira (29) por uma cirurgia no quadril para corrigir uma artrose.

Lula sofre com fortes dores no local há meses e fez dois procedimentos em julho para diminuir as dores antes da cirurgia, uma infiltração e uma deneverção.

A previsão é que o presidente se interne no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília pela manhã para a realização do procedimento, segundo a assessoria de Lula. O Palácio do Planalto não quis informar o horário exato da operação e a duração da cirurgia.

Após o procedimento, Lula deverá trabalhar no Palácio da Alvorada – residência oficial da Presidência da República – por pelo menos três semanas. O petista também deverá ficar de quatro a seis semanas sem poder fazer viagens.

Lula deverá retornar aos compromissos internacionais apenas no final de novembro, quando deve ir aos Emirados Árabes Unidos para participar da COP 28. Na volta da viagem ao Oriente Médio, cumprirá agenda na Alemanha.

‘Não vão me ver de andador’

Na terça (26), Lula comentou a cirurgia que fará no quadril nesta sexta e disse estar “otimista”.

“Eu vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação, o tratamento, é fundamental. Então eu vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista’, declarou.

Lula afirmou que as pessoas não o verão de andador após a cirurgia porque seu fotógrafo pessoal, Ricardo Stuckert, disse que não pretende registrar esse tipo de imagem. Stuckert é secretário de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual do governo.

“O Stuckert não quer que eu ande de andador. Ele já falou: ‘Não vou filmar você de andador’. Então significa que vocês não vão me ver de andador, vocês não vão me ver de muleta. Vocês vão me ver sempre bonito como se eu não tivesse sequer operado”, disse Lula.

O presidente revelou que sentia dores fortes desde a campanha presidencial de 2022 e que não fez a cirurgia logo após as eleições para não passar uma imagem de fragilidade.

“Durante o processo da campanha, naquela cena que vocês me viam pulando no carro de som, vocês não sabem a dor que eu sentia. Mas eu pulava, porque era preciso animar as pessoas. Se o candidato está lá, de cabeça baixa, ele não passa otimismo para a sociedade”, disse Lula.

“Depois, eu queria operar logo depois das eleições. Mas, aí, falei: ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer que Lula está velho, ganhou a eleição e já está internado’”, complementou.

Cirurgia será feita em Brasília

Lula dará entrada no Hospital Sírio-Libanês de Brasília pela manhã. Segundo a assessoria, a cirurgia deve durar algumas horas e Lula receberá anestesia geral para a realização do procedimento. Segundo o Planalto, o presidente será submetido a uma artroplastia total do quadril, no lado direito do corpo, e será realizada para o tratamento de uma artrose.

Nesse procedimento, tanto a cabeça do fêmur quanto o acetábulo são substituídos por implantes.

A artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste a articulação, levando a um atrito ósseo e uma inflamação. De acordo com os médicos de Lula, a única abordagem efetiva para essa condição é a cirurgia, que envolve a substituição do osso afetado por uma prótese.

Acompanharão a operação o médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, a médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, além da equipe do hospital, que não foi divulgada.

A previsão é que, depois da cirurgia, Lula fique no hospital até terça-feira (3), quando deve ir para casa.

O presidente já tem realizado sessões de fisioterapia, que continuará a fazer após o procedimento no quadril.

Fonte: G1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade