Brasil

Bolshoi Brasil realiza maior Seleção de Dança do País

116 candidatos por vaga tentam uma chance na única filial do Bolshoi no Brasil

16/10/2019 às 08h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Entre os dias 18 e 20 de outubro, centenas de bailarinos e bailarinas de vários estados brasileiros e do exterior se encontram em Joinville/SC, a Capital Nacional da Dança, para concorrer a uma bolsa de estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Em 2019, a Escola Bolshoi realizou pré-seleções em 14 estados brasileiros mais o Distrito Federal, totalizando 38 cidades, além de inscrições via site. No total foram 5.273 candidatos inscritos.

Dos inscritos na primeira fase dos testes, 4.673 eram crianças, nascidas de 2008 a 2010, e que concorrem a 40 vagas para ingresso na primeira série da Escola Bolshoi. Tão concorrida quanto um curso de medicina, a seleção contou com 116 candidatos por vaga.

Para os testes finais, na sede da Escola Bolshoi, são esperados 780 candidatos (600 meninas e 180 meninos) de 19 estados brasileiros (AL, BA, CE, DF, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC e SP), além de Chile e Argentina. Eles participam da Seleção e almejam a vaga e o título de aluno bolsista do ano de 2020 da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Os candidatos não medem esforços para chegar a Joinville e participar da etapa final. Eles fazem vaquinha, rifas, campanhas na internet, vendem alimentos, pedem ajuda de amigos, familiares, e muitas vezes atravessam o país em busca de um sonho: se tornar bailarino profissional, estudando gratuitamente na única filial do Bolshoi fora da Rússia. Cada ano que passa, as escolas e até mesmo órgão públicos das regiões que recebem a pré-seleção durante o ano, se mobilizam para que aconteça a participação dos candidatos pré-selecionados na etapa final. Isso se dá pelo resultado do trabalho que a Escola Bolshoi vem realizando, pois além de exportar talentos que dançam nos principais palcos do Brasil e do mundo, os alunos formados na instituição aprendem disciplina e se tornam cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar grandes desafios.

A maior seleção de dança do país

A Seleção para novos alunos – vagas 2020 consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos e professores de educação física analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, freqüência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações. A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

Vagas oferecidas

São disponibilizadas vagas para o curso técnico e básico da instituição.

– 40 vagas para a 1º série (20 vagas turma masculina e 20 vagas turma feminina, nascidos nos anos de 2008, 2009 e 2010), que podem ou não ser preenchidas;

– as vagas para as demais séries, são preenchidas conforme a idade, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes.

Disciplinas do programa curricular

Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical; Repertório; Dança Brasileira; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança e Iniciação a Pesquisa.

Projeto referência em educação, cultura e cidadania

Instalada na cidade de Joinville, no Estado de Santa Catarina, desde 15 de março de 2000, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única filial do Teatro Bolshoi de Moscou no mundo, tem transformado vidas de crianças e jovens. A sua missão é formar artistas cidadãos.

Seus alunos, vindos de vários cantos do país e do exterior, em sua maioria, provenientes dos extratos menos favorecidos da sociedade, recebem 100% de bolsa de estudo e benefícios que garantem uma formação de excelência, e proporcionam um futuro mais digno. O Bolshoi Brasil é um grande celeiro de talentos, 74% dos bailarinos formados atuam no mercado mundial da dança.

A Escola Bolshoi é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que recebe apoio do Governo e dos Amigos do Bolshoi, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis e comprometidas com a causa, que apoiam a instituição por meio de serviços prestados pro bono e aportes financeiros, com ou sem incentivos fiscais. Como a Caixa, Amiga do Bolshoi na categoria Diamante.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade