Dulce Aventureira

Biografia sobre Santa Dulce dos Pobres voltada para o público infanto-juvenil será lançada pela escritora baiana Carla de Jesus

Quem adquirir o livro estará contribuindo para manter viva as Obras Sociais Irmã Dulce.

10/08/2021 às 07h14, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na trezena de preparação para a Festa de Santa Dulce dos Pobres, no ano passado, a escritora baiana Carla de Jesus recebeu um chamado. Acompanhando a homilia pelo celular, aceitou o convite de Santa Dulce para contar sua história para crianças e adolescentes. No dia seguinte, foi até o Santuário da religiosa, no largo de Roma, agradecer e já iniciou um mergulho mais profundo na tragetória de vida da primeira santa brasileira.

“Senti aquele olhar doce tocar meu coração pedindo para que eu escrevesse um livro para as crianças. Foi um turbilhão de emoção. Desse dia para cá, não me aquietei mais”, conta a autora que se prepara para lançar Dulce Aventureira, no próximo dia 12 de agosto, exatamente um ano após o chamado.

Educadora da rede municipal de ensino da capital baiana, Carla de Jesus já vinha se dedicando à literatura e à arte de contar histórias desde 2012. Dulce Aventureira é seu sexto livro infantil e chega ao mercado com selo da Cogito Editora e ilustrações de Fabio Haendel. “Fiz questão de escolher editora e ilustrador da Bahia para valorizar nossas raízes”. Por conta da pandemia, o lançamento será virtual em evento aberto ao público no canal do Youtube da Cogito Editora.

Fruto de uma cuidadosa pesquisa, Dulce Aventureira conta a história do Anjo Bom da Bahia de forma lúdica mas sem perder o compromisso com os fatos históricos. Nas 20 páginas da obra literária, os leitores mirins vão conhecer detalhes da grandiosa vida da menina baiana que nasceu Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, no dia 26 de maio de 1914. Filha do cirurgião dentista, professor e advogado Dr. Augusto Lopes Pontes e de Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, Mariinha – como era carinhosamente chamada pelos pais – era uma menina sapeca, que gostava de brincar de boneca mas também de futebol.

De família católica, a vida de Maria Rita ganhou novo sentido quando visitou com uma tia a comunidade carente. Ficou tão triste com a pobreza que viu que começou, aos 13 anos, a ajudar quem mais precisava. Aos 15 anos, anunciou o desejo de ser freira. Sua caminhada de amor e serviço começa no dia 13 de agosto de 1933, quando Mariinha recebeu o hábito de freira e o seu novo nome: Irmã Dulce. “Sempre admirei a vida de Irmã Dulce. Ela abdicou de tudo para cuidar dos excluídos. Sua história é inspiradora”, define a autora.

Com baixa estatura (tinha menos de um metro e meio de altura) e aparência frágil em função de problemas respiratórios, Irmã Dulce foi grandiosa nos pequenos gestos cotidianos de amor e solidariedade. A religiosa construiu, a partir de um galinheiro, a semente para uma das maiores instituições filantrópicas do país. “O grande legado de Santa Dulce foi amar e servir ao próximo com uma fé viva em nosso Senhor. E nossas crianças precisam conhecer e aprender a viver esse amor pelo outro desde pequeninos”, destaca a autora animada com a possibilidade do livro ganhar uma versão também em braile.

Para a também escritora Celina Bezerra, que prefacia a obra, o mais novo livro de Carla de Jesus conduz os leitores a uma deliciosa viagem pela vida de Santa Dulce dos Pobres, narrando fatos e curiosidades, desde sua infância até se tornar uma estrela do céu que ainda brilha entre nós. “Com uma linguagem fácil e fluida, Dulce Aventureira irá agradar, desde as crianças até os mais velhos”, aposta Bezerra.

Quem adquirir o livro estará contribuindo para manter viva as Obras Sociais Irmã Dulce. Autora e editora decidiram doar parte da renda para o projeto social criado pela religiosa. Um terço do valor da venda do livro Dulce Aventureira será revertido para manter os projetos. Carla de Jesus também fará doação de exemplares do novo livro e das obras lançadas anteriormente para que sejam lidos para os pequenos assistidos em um dos 110 leitos do Hospital da Criança e pelas 750 crianças e adolescentes assistidas pelo Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho. “Assim que for possível, queremos fazer visitas presenciais para contação de histórias também. Rezando para Santa Dulce para que essa pandemia acabe logo”, conclui Carla.

Sobre a autora:

Formada em Pedagogia, pós-graduada em Psicopedagogia e mestranda em Educação Permanente pela Universidad Del Salvador (Buenos Aires, Argentina), Carla de Jesus nasceu em Salvador, na Bahia, e tem a imensa admiração por Santa Dulce dos Pobres. Católica, ela vê a intercessão da santa para viabilizar sua mais nova obra, Dulce Aventureira. “Vejo a mão de Santa Dulce em cada detalhe”. Apaixonada pela leitura desde a infância, a educadora se descobriu escritora na sala de aula ao incentivar práticas literárias em suas turmas. O marinheiro e a ilha encantada, ou será a ilha encantada e o marinheiro? (2019), O Encanto dos Contos (2020), Que Bicho Será? (2020), As Aventuras do Marinheiro José (2020), em versão bilingue e Além da Pele (2021) são algumas de suas obras literárias, sem contar os inúmeros textos assinados em coletâneas nacionais e internacionais Integra a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes na categoria Acadêmico Internacional, também membro da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), da Acadêmica Imortal Vitalícia da Academia Internacional Mulheres das Letras e do Mulherio de Letras da Bahia, Brasil e de Portugal. Integrante do Coletivo de Autoras de Literatura Infantojuvenil da Bahia (Caliib), Carla gosta da simplicidade do título de contadora de história. “A literatura e a arte fazem milagre!”.

Serviço:

O quê? Livro “Dulce Aventureira”

Quem? Autora Carla de Jesus com ilustrações de Fábio Haendel.

Quando? Lançamento dia 12 de agosto de 2021, às 20 horas

Onde? No Youtube da Cogito Editora
https://www.youtube.com/user/Cogitoeditora

Como? Evento gratuito

Quanto? Os livros podem ser adquiridos por R$ 30,00 no site da editora (www.cogitoeditora.com.br) ou na loja virtual da autora www.vimtecontarcarladejesus.com.br.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade