Cultura

Banda Digital divulgará partituras da histórica filarmônica 25 de Março

O projeto, que vai até 15 de abril, tem como um dos objetivos realizar a gravação de músicas pertencentes ao acervo da própria filarmônica.

10/02/2021 às 20h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Durante mais de um século e meio, desde o ano de 1868, quando foi fundada, que a Sociedade Filarmônica 25 de Março tem desempenhado uma intensa participação nos cenários cultural e social de Feira de Santana.

Sua presença sempre foi marcante na vida da cidade, acompanhando procissões e desfiles cívicos, animando bailes e inaugurações, e promovendo aquelas emocionantes e saudosas retretas que juntavam multidões em torno dos três coretos, que ainda hoje são testemunhos solitários de um tempo em que a poesia tinha um lugar privilegiado nos espaços públicos da Princesa do Sertão.

É essa atuação histórica que agora está sendo resgatada por um projeto desenvolvido pela própria 25 de Março, uma das mais antigas filarmônicas em atividade na Bahia, e que, em consonância com os tempos atuais, leva o nome de Banda Digital.

O projeto, que vai até 15 de abril, tem como um dos objetivos realizar a gravação de músicas pertencentes ao acervo da própria filarmônica, a serem executadas por crianças, adolescentes e adultos de sua própria banda e difundidas por canais digitais de comunicação. As gravações serão feitas de forma individual e à distância, e depois editadas em um conjunto, por causa da pandemia.

As obras são de autoria dos maestros Estevam Moura (1904-1951) e Manoel Tranquilino Bastos (1850-1935), dois dos mais importantes compositores baianos de músicas para filarmônica; da compositora e pianista Georgina Erismann (1893-1940), autora do belo Hino a Feira de Santana; e do maestro Antonio Neves, atual regente da 25 de Março e coordenador do projeto.

Paralelo a isso, o projeto Banda Digital também editará antigas partituras do acervo da 25 de Março, que ficarão disponibilizadas ao público amante da boa música, e reunirá publicações do centenário Jornal Folha do Norte, entre os anos 1910 e 1912, sobre a atuação das filarmônicas na cidade, para serem difundidas, em textos e vídeos, nas redes sociais.

O projeto tem apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade