Feira de Santana

Banda Casapronta lança novo EP com canções inéditas

Fruto de financiamento coletivo, disco sai pelo selo feirense Banana Atômica.

29/10/2021 às 15h57, Por Amanda Pinheiro

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O novo EP da banda Casapronta está disponível em todas as plataformas de streaming a partir desta desta sexta-feira, 29 de outubro.  O disco que contempla 6 canções, duas delas inéditas, foi fruto de um financiamento coletivo e tem parceria com o selo Banana Atômica.

 “Amor" também é nome do primeiro single lançado oficialmente no Dia dos Namorados, em junho desse ano.

O disco tem participações importantes do cenário musical e cultural baiano. Nomes como Mateus Aleluia Filho, Maryzélia, Bel da Bonita, Marquinhos Menezes, Tito Pereira, Flávia Sacramento e Kbça Beat Box. Também fizeram parte do disco os músicos Igor Skay (guitarra), Rodrigo Borges (guitarra), Rafael Razz (baixo) e Robson Souza (bateria).

De acordo com o artista e vocalista da banda, Pablues, o EP é uma grande reunião de “som de preto”, já que reúne reggae, rock, samba, blues. Todos os estilos musicais marcados por terem como protagonistas e criadores, pessoas pretas.

O EP traz duas canções inéditas. 'Velho Bob', primeira composição da banda e só agora gravada com um rico arranjo instrumental e o reggae 'A PLANTA', que fala sobre a importância das plantas sagradas que a ancestralidade ensina, tendo como inspiração, a “Comigo Ninguém Pode”, muito utilizada nas portas das casas.

 “Nesse EP tem de tudo um pouco. Rock de Seattle "deFeirenseado", rock de preto com samba de terreiro, blues-jazz-folk-fusion, e reggae. Se você notar são todas canções de Preto. Como sempre buscamos afirmar a música “black” em tudo o que fazemos. As canções do EP falam de amor, cada uma à sua maneira. O amor próprio que devemos manter vivo pra ajudar a superar situações adversas, o amor pela fé na espiritualidade e religiosidade, que é uma marca nossa, e amor por poder amar livremente, quem quer que seja.  A pandemia "bateu forte" na gente e nasceram muitas composições”, explica Pablues.

Como grande marca dessa reafirmação de suas raízes e cores, o Casapronta abre o disco com a canção “Devoção”, lançada em setembro deste ano, em que celebra a divindade do iorubá e do jejê, Exu.  “Exu é vida, Exu é amor, Exu é o ar que respiramos. Falar de Exu é muita responsabilidade e ainda causa muita polêmica. A nossa proposta foi trazer uma discussão contra o racismo, intolerância religiosa e mais uma vez afirmar que Exu não é diabo. 'Devoção' é nosso 'pé na porta' em favor de você cultuar quem você queira. Liberdade e resistência. Respeito e amor, são palavras chave pra uma sociedade viver em harmonia”, ressalta o músico.

 “Amor”, o EP, tem produção de Pablues Casapronta, foi gravado, mixado e masterizado no Estúdio Netuno, em Feira de Santana, entre abril e maio de 2021, com o técnico Paulo Victor, exceto as faixas  “Um convite pra vida” gravada em janeiro de 2021 e “O Grito” gravada, mixada e masterizada em outubro de 2020, no Estúdio Greta, em Salvador por Silvio de Carvalho.

Sobre o nome do disco

“Como vínhamos falando dessa necessidade de pôr em prática muito do que apenas falamos da boca pra fora, inclusive sobre respeito e amor, resolvemos usar o mesmo nome para o EP.  A canção ‘Amor’ foi composta este ano, na sala de casa, em um bate papo sobre como Belchior e o Nirvana têm influências em nossas vidas. A canção tem citações diretas do grunge da turma do Cobain, onde usamos equipamentos que eles usavam, quanto de Belch, na letra, citando ‘Sujeito de sorte’.

‘Amor’ é uma contradição das boas: tem o peso e a velocidade de um rock visceral, cru e direto, aliado a uma poesia simples e doce. Ao final da canção, vocês podem ouvir as declarações de amor que nossos amigos e amigas colaborares fizeram e nos enviaram.  Ao mesmo tempo, essa canção é uma declaração de amor. Me considero um sujeito de sorte”, conta Pablues Casapronta, revelando as referências para a canção que deu nome ao disco.
 
Mais sobre Casaponta

O Casapronta é uma banda que faz “música mundana”, situada em Feira de Santana (BA), que se influencia pelas “encruzilhadas do recôncavo” e do mundo. A banda foi formada em 2017 no coração do Recôncavo Baiano, em Cachoeira, por Pablues – também vocalista do Clube de Patifes –  enquanto cursava uma graduação em Museologia pela UFRB.  Em 2018 lançou uma demo tape “Casapronta Nº18”, onde fez sua estreia. Em 2019 gravou seu disco “Como a fúria da beleza do sol”, eleito um dos melhores discos do ano e ficou em 4º lugar na votação popular no site El Cabong. Durante a pandemia surgem algumas composições, e lançam o single “O grito”, em 2020, além de um bootleg chamado ”Ensaio Perdido”. Vídeos criativos, feitos com um celular, dentro de casa, também foram disponibilizados no canal no Youtube durante a pandemia. A banda também lançou em setembro de 2021, no Youtube
https://www.youtube.com/watch?v=IIfKDVzPRZ0
, um videoclipe da música “Devoção” gravado no centro de Feira de Santana.
 
Redes Sociais

Instagram: https://www.instagram.com/casaprontafolk/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCLd2nS8Vxdq2sxz-_fewniQ  
Facebook: https://www.facebook.com/pabluescasapronta
 
Mais sobre Banana Atômica

Nascido em janeiro de 2019, o Banana Atômica é um selo e por vezes produtora sediada em Feira de Santana (BA) e encabeçada por Joilson Santos. Joilson já tem mais de dez anos de carreira e é um importante produtor no cenário cultural baiano, sendo o criador do festival Feira Noise, além de shows e eventos que movimentam a cena no Estado da Bahia.

Serviço
O que? Lançamento da EP “AMOR” 
Quando? 29  de outubro de 2021
Onde?  Plataformas digitais Spotfy, Deezer, Tidal, Youtube, Google play, BandCamp, AmazonMusic
https://linkfly.to/casapronta
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade