Feira de Santana

Balanço realizado pela 64ª CIPM registra redução no número de furtos e roubos no centro comercial de Feira de Santana

Mais de 100 pessoas foram presas em flagrante.

21/01/2022 às 21h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento no centro comercial de Feira de Santana e seis bairros do município (Rua Nova, São João, Ponto Central, Parque Getúlio Vargas, Barroquinha, Tanque da Nação), realizou o balanço do ano de 2021, registrando resultados positivos de produtividade e redução do número de furtos e roubos no centro da cidade.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o Capitão Djomar Cruz, subcomandante da 64ª CIPM, e que está respondendo interinamente pela Companhia, informou que o número de pessoas presas em flagrante no ano de 2021, foi superior ao ano de 2020.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
 

"A nossa Companhia vem fazendo um trabalho preventivo no trabalho repreensível quando necessário aqui no centro comercial de Feira de Santana, para garantir a segurança de todas as pessoas que se deslocam para realizar compras. Comparado ao ano de 2020, nós obtivemos sucesso e conseguimos reduzir o número de furtos e roubos, além de arrombamentos. Nós aumentamos a nossa produtividade no tocante à condução em delegacias por prisão em flagrante, tivemos um aumento de 41% nesse quesito, onde no ano de 2020, fizemos a condução de 74 pessoas e no ano passado, esse número aumentou para 105. Paralelo a isso, tivemos um acréscimo na apreensão de armas de fogo, não só no centro comercial, como nos bairros em que a nossa Companhia é responsável pela segurança, então no ano de 2020, foram 12 armas de fogo, e em 2021, tivemos 22 armas apreendidas", destacou.

De acordo com o capitão, é necessário que as pessoas também possam manter total atenção no centro comercial ou em qualquer outro ponto, para que não sejam vítimas de furtos.

"Precisamos saber diferenciar o que é furto e o que é roubo. O roubo é praticado quando há a violência, já o furto, é o descuido da pessoa, do proprietário daquele objeto sem haver ameaças. Então as pessoas quando vêm ao centro comercial, devem tomar algumas precauções para não serem furtadas. Nós observamos que as pessoas ao virem para o centro comercial, devem tomar algumas precauções, para justamente não serem furtadas. Infelizmente muitas pessoas estão com bolsas grandes, deixam de forma descuidada, vem um indivíduo e subtrai ou quando a pessoa atende o aparelho telefônico e esquece do ambiente que está. É nesta oportunidade que o indivíduo subtrai algum objeto, seja uma carteira, seja um documento. Já o assalto como comentei, é através da ameaça, e nisso é utilizado alguma espécie de arma, seja de fogo, seja arma branca e para isso, a Polícia precisa estar atenta para evitar esse tipo de situação", afirmou o policial ao Acorda Cidade.


Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Segundo o subcomandante, postos policiais são instalados estrategicamente em Feira de Santana, no sentido de manter a fiscalização e a segurança dos transeuntes.

"O nosso policiamento é modular, temos um módulo na Estação Rodoviária, temos a Base do Moto Centro que também fica lá na Estação Rodoviária, um módulo central próximo à prefeitura, um posto móvel que fica em frente a Igreja dos Remédios, local escolhido estrategicamente próximo da Sales Barbosa e Conselheiro Franco, onde há a presença de muitas agências bancárias, além das nossas viaturas de quatro rodas, fazendo todo policiamento não só no centro comercial, como também nos bairros que é de nossa responsabilidade. Além disso, temos os apoios também da Cavalaria ali na Avenida Getúlio Vargas, Olímpio Vital, a Operação Garra que é feita pela Asa Branca, Rondesp Leste, então estamos conseguindo reduzir inclusive os índices de homicídios no centro da cidade, certo que houve uma tentativa na Marechal Deodoro recentemente, mas o autor foi preso em flagrante", destacou.

Para a constatação de que houve um crime, o Capitão Djomar Cruz explicou que é necessário ser constituído por um triângulo, que neste caso é formado pela vítima, o autor e o ambiente.

"Porque que chamamos de triângulo? Temos que ter a vítima, o autor e o ambiente onde foi praticado. Se nós temos um ambiente organizado e não temos vítimas, isso significa que aquelas pessoas que pretendem perpetrar o crime, não terá êxito. Logo, a diminuição de pessoas no centro comercial, diminui também, os índices de furtos simples e assalto à mão armada, contudo, aumenta-se outros tipos de delitos e quais seriam estes? Os arrombamentos de veículos que ficam parados em locais desertos, arrombamento de lojas e isso ocorre mais no período da noite, portanto, quando existe essa mudança do tipo de delito, outras ocorrem, mas a Companhia está atenta à esse tipo de situação e estamos atuando de forma para prevenir e evitar que estes fatos não venham acontecer", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade