Tucano

Funcionária de loja é vítima de racismo na cidade de Tucano: 'Só via isso em reportagem'

O caso aconteceu na última sexta-feira (26) e um vídeo viralizou nas redes sociais.

02/09/2022 às 08h53, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A auxiliar de serviços gerais Jéssica Martins, 26 anos, que trabalha em uma loja de rede nacional na cidade de Tucano, foi vítima de racismo e homofobia na última sexta-feira (26), por uma consumidora que estava no estabelecimento comercial.

Ao Acorda Cidade, a funcionária informou que a mulher estava com problemas para efetuar o pagamento das compras, e que em um determinado momento começou a fazer agressões verbais, direcionadas para a atendente do caixa.

“Neste dia eu cheguei, como de costume, em meu local de trabalho, pois eu faço a limpeza do estabelecimento. Lembro que antes das agressões eu ainda passei por esta mulher com o meu material em mãos. No momento que eu estava limpando a área dos caixas, ela estava passando as compras, porém optou por uma forma de pagamento que não estava dando certo, ou seja, era problema do sistema e não temos controle com relação a isso. Ela já estava muito agressiva com a moça que estava operando o caixa e iniciou as agressões verbais e nos chamou de ‘vagabundas’. Chamamos o gerente, e ela ainda o xingou, perguntando se era ele o gerente e o chamou de escravo. Aquilo ali foi um absurdo e comecei a fica incomodada com a situação”, relatou.

Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo com a presença do gerente, Jéssica informou que a cliente continuou com as agressões e insinuou que a funcionária tivesse algum tipo de relacionamento com ele.

“Quando o gerente se aproximou, eu informei que a mulher estava descontrolada. Ela simplesmente olhou para mim e perguntou se eu ‘estava dando’ para ele, pelo motivo de estar incomodada. Ela, por muitas vezes, me mandou calar a boca, me chamando de ‘negrinha’, acredito que no pensamento dela, por estar apenas limpando o local, eu não tinha o direito de falar nada. Me chamou de ‘bandida’, ‘vagabunda’, disse que eu deveria estar presa, que a polícia não deveria perder tempo com pessoas que nem eu e nunca imaginei passar por uma situação dessa. Foi algo tão terrível, que eu só via em reportagem de jornal, a gente não sente quando assiste, mas quando é na pele, a situação é diferente. Depois do episódio, eu tive uma crise, a mulher voltou insinuando que a menina do caixa não tinha entregado a nota fiscal, sendo que a todo momento, a nota fiscal estava dentro da bolsa dela”, informou.

Homofobia

Além do racismo, Jéssica também relatou que a cliente chamou, por diversas vezes, o gerente de gay.

“Ela é homofóbica, essa parte no vídeo que foi divulgada, não saiu porque a gente quer preservar a imagem e o trabalho dele. Além de racista, ela foi homofóbica, ela o chama de ‘gay’, diz que o que ele gosta, ela também gosta. Ela já esteve lá no estabelecimento outras vezes, os outros funcionários a reconheceram, e aparentemente, ela é uma pessoa muito fina, toda no salto. Olhando de longe, parece ser uma pessoa elegante, mas percebemos que era desequilibrada e completamente fora de si”, disse.

Denúncia

Jéssica Martins informou à reportagem do Acorda Cidade que o gerente preferiu não prestar queixa para preservar o trabalho.

“Eu fiz um Boletim de Ocorrência na própria sexta-feira, fui na delegacia, chamei uma advogada que tenho conhecimento e agora espero que a justiça seja feita. Já o gerente preferiu não prestar queixa por questão de preservar o emprego dele. Infelizmente, não sei se ela já foi intimada, porque nossa delegacia aqui da cidade não tem delegado pelo que sei. As coisas aqui são devagar, mas acredito que seja um prazo de 15 dias para ser intimada”, concluiu.

Ao Acorda Cidade, a Lojas Americanas, enviou a seguinte nota:

A Americanas S.A. lamenta profundamente o caso de racismo protagonizado por uma cliente contra os colaboradores da nossa loja de Tucano (BA). A Companhia acolheu os colaboradores e está dando todo suporte necessário, se colocando também à disposição das autoridades para a elucidação do caso. A Americanas reitera que o respeito à diversidade está entre seus valores fundamentais e que tem a equidade racial como um dos pilares da sua estratégia de sustentabilidade corporativa.

Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse tipo gente provavelmente tem algum problema interno, pessoas mau resolvidas e infelizes costumam enfernizar a vida alheia, e se tiver poder então, afronta até a lei. Será que essa criatura missegenada não sabe que racismo é crime inafiançável?

  2. BOM DIA A TODOS AS PESSOAS TEM QUE APRENDER A RESPEITAR O TRABALHADOR SE A PESSOA TÁ LAI NO SEU EMPREGO PORQUE É UMA PESSOA DIGINA TEM GENTE QUE SE ACHA MELHOR QUE OS OUTROS SÓ PORQUE TEM UM DINHEIRINHO EU JÁ PERDIR UM EMPREGO POR CAUSA DE UMA CLIENTE MESMO EU PROVANDO MINHA INOCENCIA MAS A CLIENTE DISSE QUE SÓ ENTRAVA NA LOJA NO DIA QUE EU NÃO TIVESSE MAIS LÁ QUE O DONO ESCOLHESE OU O FONFIONARIO OU O CLIENTE ESCOLHERAM O CLIENTE E ME MANDARAM EMBORA ISSO NOS ANOS 90 MAS GRAÇAS A DEUS NUNCA ME FALTOU EMPREGO EU TENHO UM ADVOGADO MARAVILHOSO QUE É JUSUS CRISTO O MELHOR DE TODOS

  3. CIDADE DO TAMANHO DE TUCANO, ENTROCAMENTO DE RODOVIA FEDERAL E ESTADUAL, REGIÃO COM ALTO ÍNDICE DE CRIMES E NÃO TEM DELEGADO? VIXE, O GOVERNO DO PT TÁ BEM, BEM NO FOCO DA DENGUE.

    1. A Delegacia de Tucano só funciona o dia a noite e fechada é feriados e finais de semana também e fechada a Delegacia quando a PM ea Guarda Municipal prende algum infrator tem que levar para Euclides da Cunha, eu já morei lá em Tucano.

    2. Incrivel, Você fala do governo do pt mas não faz uma critica ao comportamento e ao crime que esta mulher cometeu, o rebanho não critica os seus, fica bem claro de quem ela e você são eleitores.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade