Turismo

Bahia oferece rotas para fiéis e turistas na Semana Santa

A Bahia não é feita somente de belezas naturais. O turismo religioso é bastante procurado em terras baianas. E na Semana Santa não seria diferente.

12/03/2020 às 09h05, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Bahia não é feita somente de belezas naturais. O turismo religioso é bastante procurado em terras baianas. E na Semana Santa não seria diferente.

As cidades no interior da Bahia possuem um turismo religioso mais expressivo e estima-se que mais de 100 mil pessoas deixam Salvador na Semana Santa, rumo a cidades como Monte Santo, Serrinha e Bom Jesus da Lapa.

São procissões, missas, vias-sacras, e comemorações em todo o interior baiano, com direito a peças teatrais, como a Paixão de Cristo, onde sua encenação é tradição em todo o território brasileiro.

As cidades baianas com melhor turismo religioso

Especialmente na Semana Santa, as cidades do interior da Bahia recebem bastantes visitantes. Isso se dá por conta de seus atrativos para o turismo religioso. Entre as opções mais procuradas nessa época do ano, estão:

1. Serrinha
A cidade localizada a 170 km da capital baiana conta com uma das tradições mais fortes do interior baiano, quando se trata de religião. A programação de comemorações da Semana Santa começa no Domingo de Ramos, se estendendo até o Domingo de Páscoa. As comemorações tradicionais chegam até a alterar a rotina dos moradores de Serrinha.

Dos rituais tradicionais, destacam-se a Procissão do Fogaréu e a Missa do Lava Pés, além de caminhadas e missas durante a Semana Santa. Vigílias, Via Sacra e missas também aparecem nas opções de comemorações da Páscoa.

2. Pé de Serra
Tem esse nome por ser localizada no meio de duas montanhas, estando a pouco mais de 200 km de Salvador. É uma das cidades baianas com forte influência católica. A celebração religiosa tradicional da cidade consiste em subir a Serra do Leão na Sexta-feira Santa. A montanha é um dos pontos característicos da região, sendo avistada logo na entrada de Pé de Serra, porém, é importante contar com guia e a proteção de uma seguradora, se desejar explorar o lugar.

A cidade ainda conta com tradições como a passagem da charanga fazendo a tradicional lavagem, procissão que arrasta milhares de pessoas, além da leitura do testamento de Judas e sua queima.

3. Monte Santo
A cidade, localizada a 360 km de Salvador, tem as celebrações da Semana Santa como tradição, reunindo milhares de fiéis todos os anos. As celebrações contam com procissões como a do Encontro, Lava Pés e Senhor Morto.

Além das procissões, outros rituais tradicionais como a subida ao Santuário, a Celebração com a Benção do Foto até finalizar a semana na Missa de Páscoa.

É importante que o viajante interessado no turismo religioso na Bahia, na Semana Santa 2020, faça a reserva o quanto antes. Isso porque os destinos acabam ficando bastante disputados nessa época. Além disso, para melhor segurança, é recomendável contratar o seguro de viagem, como forma de evitar os principais aborrecimentos comuns em viagens.

Igrejas para se visitar na Semana Santa em Salvador

Para quem vai ficar ou visitar a capital baiana na Páscoa, não sentirá falta de missas ou rituais religiosos em comemoração da Semana Santa. Salvador possui mais de uma igreja para cada dia do ano. Isso mesmo, são 372 igrejas católicas espalhadas pela cidade. Conheça algumas delas:

1. Igreja de São Francisco
Situada no Pelourinho, foi eleita uma das Maravilhas do Barroco Português, sendo uma das mais ricas igrejas no estilo barroco no Brasil.

2. Catedral Basílica de Salvador
Também localizada no Pelourinho, recebe visitantes aos fins de semana. A catedral atual é a quarta construção religiosa erguida no mesmo local.

3. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Localizada no Largo do Pelourinho, foi construída pelos escravos que desejavam um espaço para celebrar suas crenças. Hoje, a igreja celebra o diálogo intercultural, envolvendo as religiões de matriz africana com a religião católica.

Além das igrejas, os fiéis também podem aproveitar muito do que Salvador tem a oferecer. Afinal, a cidade é famosa por seus atrativos turísticos, como o Elevador Lacerda, Pelourinho, praias, Farol da Barra, entre outros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade