Bahia

Bahia é destaque em premiação nacional com projeto de simulador de aposentadoria

A entrega dos prêmios será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Conselheiros Previdenciários e Gestores Públicos em Fortaleza.

10/04/2024 às 16h19, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Bahia é destaque em premiação nacional com projeto de simulador de aposentadoria
Foto: Divulgação/Saeb

O Estado da Bahia está entre os vencedores da sexta edição do Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária, promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM). Iniciativa voltada para auxiliar os servidores estaduais no planejamento do seu futuro, o projeto do Simulador de Aposentadoria, Reserva e Reforma do RH Bahia acaba de garantir à Previdência do Estado a conquista do sétimo lugar no concurso nacional, na categoria Transformação Digital.

A premiação da ANEPPREM visa estimular e reconhecer Unidades Gestoras de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que desenvolveram ações inovadoras, com resultados comprovados na promoção de melhorias para a gestão do regime previdenciário nas áreas de transformação digital, segurados e relacionamento com a sociedade.

A entrega dos prêmios será realizada durante o 2º Encontro Nacional de Conselheiros Previdenciários e Gestores Públicos, que ocorrerá nos dias 22 a 24 de abril de 2024, em Fortaleza, no Ceará.

“Trata-se de um reconhecimento nacional para os nossos esforços em oferecer ao funcionalismo estadual uma solução digital capaz de dar mais transparência e democratizar o acesso a informações essenciais para que eles possam preparar a sua transição para a inatividade”, comemora a diretora de Administração de Benefícios Previdenciários da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), Joana Pinheiro.

De acordo com Joana, desde agosto do ano passado, o simulador – que está disponível no endereço www.rhbahia.ba.gov.br – já recebeu mais de 100 mil acessos, realizados não apenas pelos servidores efetivos interessados em planejar a própria aposentadoria como também por profissionais de Recursos Humanos que recorrem à ferramenta durante o atendimento às equipes, e também como em suas rotinas de instrução de processos de aposentadorias.

Melhorias

Além disso, as equipes da Previdência Estadual e do RH Bahia continuam introduzindo melhorias na solução, com o objetivo de ampliar o acesso às informações do simulador. Recentemente, foi colocada à disposição no Portal do RH Bahia, para profissionais de RH credenciados, uma aba chamada “Consulta Cadastro”, que permite gerar a simulação da aposentadoria de um determinado servidor a partir da inserção da sua matrícula.

“Antes, este tipo de consulta só podia ser realizada no ambiente do SAP ECC, disponível para um grupo mais seleto de profissionais de RH que contam com o software instalado em suas máquinas”, explica a coordenadora de gestão de benefícios previdenciários da Suprev, Rutineia Lopes. A medida beneficia, principalmente, servidores que residem no interior do Estado, e/ou atuam em escolas, hospitais e outros espaços distantes das sedes dos órgãos, que poderão ter sua simulação analisada por profissionais de unidades de RH descentralizadas mesmo quando enfrentarem dificuldades no acesso à sua própria área restrita do RH Bahia.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade