Feira de Santana

Aumenta número de diagnósticos de sífilis em Feira; camisinha é principal forma de prevenção

Segundo a Coordenadora do programa IST-HIV-AIDS, Vanessa Sampaio, a cada campanha que é realizada no município, é identificado o aumento do número de casos de sífilis.

14/02/2020 às 16h55, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia divulgou recentemente que nos últimos cinco anos, 396 meninas menores de 14 anos foram diagnosticadas com sífilis na Bahia. Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis IST/HIV/Aids, registrou em 2019, no período de janeiro a junho, mais de 300 casos de sífilis adquirida em pessoas de todas as idades.

Segundo a Coordenadora do programa IST-HIV-AIDS, Vanessa Sampaio, a cada campanha que é realizada no município, é identificado o aumento do número de casos de sífilis. “A medida que se vem encontrando mais casos reagentes, é sinônimo de que as unidades de saúde estão notificando de forma correta. A cada campanha que a gente faz, percebemos o aumento do número de casos de sífilis, porque de certa forma ela é deixada de lado e as pessoas não tem tanto receio de contrair, pois é curável, mas existem alguns estágios da sífilis que se torna perigoso e principalmente a sífilis congênita, porque quando o feto não evolui a um óbito, ele pode ter sequelas que podem comprometer a vida inteira”, informou a Coordenadora ao Acorda Cidade.

HIV / Sífilis

Ainda segundo Vanessa Sampaio, os vírus do HIV e da Sífilis são diferentes e precisam ter um acompanhamento de perto no tratamento. Ela explicou quais cuidados o paciente deve ter após o diagnóstico. “O HIV é um vírus que não tem cura, o paciente fica aqui fazendo o tratamento, mas é uma doença que hoje em dia tem muita medicação retroviral fazendo com que esse paciente tenha uma qualidade de vida. Já a Sífilis é uma doença curável com um tratamento simples, hoje a Atenção Básica aqui no município já conta com profissionais treinados e habilitados para realização de testes rápidos e diagnósticos, seja para o HIV ou para a Sífilis. Após o diagnóstico é fundamental que se tenha relações sexuais com preservativo para não transmitir para outra pessoa e aqui no tratamento, vamos acompanhando a sorologia e a quantidade de vírus que ainda tem, só a partir desse momento, que o paciente tem alta”.

Prevenção

A utilização da camisinha nas relações sexuais é considerada a principal forma de prevenção contra as IST’s, como também a gravidez indesejada. Já no caso de gestantes, a mãe precisa realizar o pré-natal, testes e exames preconizados. Caso resulte em Sífilis reagente, é necessário que tanto a mãe quanto o pai realizem o tratamento. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

MPF abre inquérito para investigar desvios de verbas na saúde de Feira de Santana; ex-secretários são investigados

Operação No Service

MPF abre inquérito para investigar desvios de verbas na saúde de Feira de Santana; ex-secretários são investigados

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana não prestou esclarecimento sobre o inquérito que o MPF anunciou na...

25/04/2024 às 14h00

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade