Educação

Aulões do Enem são transmitidos pelo Portal da Educação para estudantes da capital e do interior

Os aulões acontecem nos estúdios localizados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e são transmitidas para mais de 240 turmas, nos três turnos.

30/10/2018 às 15h21, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os estudantes da rede estadual de ensino estão participando de aulões e simulados nesta reta final de preparação para as provas, nos dias 4 e 11, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aulões e simulados estão sendo realizadas nas escolas da capital e do interior e também envolvem os estudantes que moram em áreas remotas da Bahia e que estudam pelo programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). A partir desta terça até quinta-feira (30 a 1/11), mais de seis mil estudantes do Emitec estão revisando os conteúdos em aulões preparados especialmente com este foco. A transmissão é feita, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Os aulões acontecem nos estúdios localizados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e são transmitidas para mais de 240 turmas, nos três turnos, localizadas em áreas de zona rural ou difícil acesso em toda Bahia. A abertura e intervalo das aulas contam com a apresentação musical de estudantes do curso de Música da Universidade Católica do Salvador (Ucsal). A professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação, Márcia Vieira, falou sobre a dinâmica adotada. “O Emitec já busca um Ensino Médio trabalhando as atualidades e trazendo o estudante para esse dia a dia que é cobrado no Enem. Então, trabalhamos com questões cobradas em provas anteriores e questões que nós produzimos, buscando realizar uma integração entre a Língua Portuguesa, a Literatura contextualizada com autores contemporâneos e mais antigos, e a gramática aplicada, tudo isso relacionado à Redação”, disse.

Emitec – O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, garante que os estudantes possam fazer e concluir esta etapa da vida escolar, com a vantagem de estudar perto de casa. Desde 2011, quando foi implantado, o EMITEC já formou 32.352 estudantes. Só em 2018, o Emitec atende a 19.730 estudantes e está presente em 355 localidades de 135 municípios do interior da Bahia. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno e as avaliações são presencias, aplicadas sob a supervisão de um mediador.

Simulado – Ainda nesta terça-feira (30), os estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, participaram de um simulado Enem. “A atividade foi muito importante, pois pudemos sentir todo o clima do dia da avaliação. Passamos pelas regras que são desde os horários para iniciar e para entregar a prova, até que caneta podemos utilizar. Isso nos dá mais confiança e nos deixa preparados para enfrentar essa maratona que é fundamental no ingresso ao Ensino Superior”, ressaltou a estudante Maíra Lima, 17 anos.

As atividades de preparação para o Enem continuam nas escolas da rede estadual durante a semana. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, os alunos participam de Aulão, nesta quinta-feira (1/11), às 14h, onde será abordado tema “Atualidades”. Também na quinta-feira, no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, os alunos participam de encontro sobre Matemática, a partir das 16h30.

Enem 100% – Como parte das estratégias de preparação dos estudantes para o exame, a Secretaria da Educação do Estado também realiza o projeto Enem 100%, que compreende etapas como: mobilização nas unidades escolares, inscrição e registro dos inscritos e fortalecimento das aprendizagens com correções de provas, pelo Redijaê, e o ciclo de Aulões. Além disso, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de seis mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.


   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade