Educação

Aulas da UFRB campus Feira de Santana começam dia 11 de novembro

O campus da UFRB em Feira funcionará, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim.

27/09/2013 às 18h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Tomou posse na manhã desta sexta-feira (27) a diretora pro-tempore do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens), campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, a professora Tatiana Veloso. O evento foi realizado na sede provisória do campus, localizada na sede do Serviço de Integração do Migrante (SIM), no bairro de mesmo nome.
 
O campus da UFRB em Feira funcionará, provisoriamente, no prédio do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED), no bairro Sim. As aulas iniciarão no dia 11 de novembro deste ano. O resultado do processo seletivo ainda não foi divulgado pela instituição.

Leia mais: Veja a estrutura do prédio onde funcionará temporariamente o Campus da UFRB

 
O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, falou sobre a caminhada da universidade nesses seis anos de existência e a consolidação dos campi no Recôncavo Baiano, salientando que, em Feira de Santana, o processo não deve ser diferente, visto o potencial econômico, industrial e tecnológico que a cidade possui.
 
O reitor ainda destacou a importância dos investimentos em tecnologia e a contribuição que o campus da universidade pode oferecer nessa caminhada e parabenizou a diretora pro-tempore, Tatiana Veloso, pela nova conquista. “Tatiana é símbolo da transformação efetiva que queremos ver na universidade e tenho certeza que o centro de Feira de Santana está em boas mãos”, completou.
 
Tatiana Veloso, em seu discurso de posse, caracterizou como abrangente o processo de expansão que as universidades federais estão passando e reafirmou seu compromisso, antes como professora assistente da UFRB, e agora como diretora de centro.
 
“É com muita alegria e emoção que participamos da posse de Tatiana Veloso, feirense e filha de duas figuras importantes conhecidas na cidade: o delegado Veloso e a delegada Martine Veloso, pessoas que têm um trajeto de defesa dos interesses sociais na nossa cidade. A nova diretora tem um trajeto de vida que integra a pesquisa e a intelectualidade sem perder de vista a capacidade de luta e de enfrentamento das questões sociais com determinação ideológica e muito compromisso”, disse o Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto, que esteve presente na solenidade.
 
A mesa solene foi composta por Paulo Gabriel Nacif, reitor da UFRB; Sílvio Luiz Soglia, vice-diretor; Nildon Pitombo, coordenador geral da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (Codes); e a nova diretora do Cetens, Tatiana Veloso.
 
Além da presença da família e amigos da nova diretora, lideranças políticas e municipais, corpo técnico-administrativo do campi também estiveram presentes.
 
Mais educação e desenvolvimento
 
O deputado Zé Neto acredita que Feira de Santana ganha em ceder espaço para a consolidação da UFRB e parabeniza a escolha do bairro SIM para abrigar provisoriamente a sede do centro.
 
“Esse ato é um marco para Feira de Santana e para a UFRB que inicia seus trabalhos em nossa cidade; Feira dá um grande passo em busca de melhorias e desenvolvimento. O fato do campus estar sendo instalado no SIM tem uma simbologia relevante, pois aqui foi sede do Serviço de Integração do Migrante, e daí vem o nome do bairro, uma referência para essa cidade que chegou onde está em função de ser um entroncamento rodoviário que, com seus ônus e bônus, trouxe o nosso município ao patamar que hoje se encontra, uma cidade com 600 mil habitantes, maior que oito capitais do país.
 
Cursos
 
O Cetens oferecerá os cursos de graduação Licenciatura em Educação no Campo (com habilitações em Matemática e Ciência da Natureza); Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Energia e Sustentabilidade, e Arquitetura e Urbanismo, além dos cursos de pós-graduação em Energia, Materias e Desenvolvimento Sustentável.
 
Zé Neto acredita que os cursos condizem com a demanda de Feira de Santana e fortificam o laço entre os campos rural e urbano. “Os cursos desse campus são especialmente voltados para a educação no campo e não tenho dúvida que isso se integra fortemente aos interesses de nossa região, inclusive quebrando o paradigma de que urbano e rural são opostos; a UFRB vem para dizer que estes se encontram e harmonizam e são vetores importantes para o desenvolvimento regional e econômico”, disse.
 
A nova diretora
 
Tatiana Veloso é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia, possui especialização em Cooperativismo e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Ela está cursando doutorado em geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade