Feira de Santana

Arte na Avenida: projeto que expõe trabalhos artísticos em via pública pode ocorrer mensalmente em Feira de Santana

De iniciativa de um grupo de artistas, o Arte na Avenida teve neste domingo (16) sua primeira edição, no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas.

16/06/2019 às 16h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Muito comuns em capitais e locais turísticos as feiras de exposição de artes são atrações à parte para visitantes e moradores, aos domingos. Em Feira de Santana um projeto pretende levar, mensalmente, diversas obras de artistas locais em via pública com forma de opção de lazer.

De iniciativa de um grupo de artistas, o Arte na Avenida teve neste domingo (16) sua primeira edição, no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, e o próximo evento deve acontecer no mês que vem, provavelmente no dia 14 de julho, um domingo, no início da Rua São Domingos.

O organizador da feira, o fotógrafo José Ângelo Leite, informou que inicialmente a exposição será mensal para avaliar a aceitação do público, em seguida quinzenal, e se tudo der certo ocorrerá em todos os domingos. Vai depender do apoio mais importante e que os artistas precisam: o do público.

“O propósito deste evento é congregar artistas de diversos segmentos para se reunirem aqui na Getúlio Vargas para apresentar e divulgar seus trabalhos, além de criar um atrativo para a população. Todo artista tem que ir onde o povo está, como diz a música, e nada melhor do que a gente vir pra a rua em um dia de domingo. Aqui você encontra trabalhos de fotógrafos, pintores escultores, escritores de cordel, repentistas, e outras áreas. A gente sabe que aos domingo a cidade tem pouco movimento e para que pudéssemos divulgar isso escolhemos a Avenida Getúlio Vargas, em frente a Uniasselvi, por ter um fluxo maior, e como aqui existe este canteiro central, trouxemos para cá para dá mais visibilidade”, explicou.

Ângelo começou a trabalhar com fotografia em 1974 quando as fotos precisavam de filmes e eram reveladas em câmeras escuras. Hoje ele disse que teve que reaprender a fotografar por conta das mudanças tecnológicas e que está se aperfeiçoando no uso da câmera digital. “A fotografia é um campo que surpreende a cada dia com os adventos tecnológicos e com o olhar que vem amadurecendo a cada dia”, declarou.

O pintor e escultor Sérgio Esmera expos belos trabalhos de óleos sobre a tela. Ele disse ao Acorda Cidade que pretende levar para as próximas edições suas esculturas e espera que o Arte na Avenida aconteça de forma permanente.

Além dos quadros ele faz esculturas com gesso, argila e outros materiais. O artista informou que as pinturas têm uma aceitação melhor do público de Feira de Santana.

“Em Feira as pessoas ainda não consomem muito escultura e acredito que a exposição desse tipo de arte é importante para as pessoas apreciarem o trabalho e valorizando mais e se interessando mais por elas. A inspiração vem daquilo que me dá vontade de fazer, o que acho bonito e de encomendas também. Não dá para cobrar valores muito altos aqui em Feira ainda porque não conseguiríamos vender”, informou.

O secretário municipal de Cultura Esporte e Lazer Edson Borges visitou a exposição e ressaltou que o evento é uma iniciativa de cerca de 10 artistas, e que teve um sonho realizado, pois já conhecia feiras como esta em capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

“Tão logo a secretaria soube dessa iniciativa, também teve a iniciativa de apoiá-los. Estamos começando a gora. É uma feira ainda pequena, mas já é representativa, de nomes representativos da arte e da cultura de Feira de Santana. A pretensão é fazer uma vez por semana. A próxima será naquele trecho da avenida com a Rua São Domingos, perto do local onde é realizada a Feira de Animais. Esse era um sonho que eu tinha. É um evento que em grandes cidades tem grandes resultados do ponto de vista cultural e artístico e para os artistas do ponto de vista de divulgação e vendas. Eu conheço em Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo vários eventos deste tipo, realizados há vários anos, bem consolidados, e com resultados fantásticos. Tenho certeza que isso aqui vai adiante e vai ser um sucesso”, afirmou o secretário ao Acorda Cidade.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Fotos: Ed Santos/ Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade