Brasil

Araçatuba: ciclista que teve pés amputados em ataque a bancos não viu bomba: 'Só passou perto e explodiu', diz irmão

Jovem de 25 anos foi atingido por explosivo, socorrido e encaminhado à Santa Casa; ataque deixou três mortos na cidade.

02/09/2021 às 10h38, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O irmão do ciclista que teve os dois pés amputados após se aproximar de um explosivo deixado pela quadrilha que atacou agências bancárias de Araçatuba (SP) diz que a vítima não mexeu no artefato.

Segundo a Santa Casa, Clayton Soares Teixeira, de 25 anos, foi socorrido e encaminhado para a unidade após a explosão. Ele teve ferimentos nas mãos e passou por cirurgia para correção das áreas atingidas pela amputação dos pés.

“Ele falou que passou normalmente na via pública, viu um clarão e logo estava no chão, querendo levantar. Ele olhou para as pernas e mãos, entrou em desespero e disse para ligarem para minha irmã, disse para não o deixarem morrer”, conta Kleber Alberes Soares Teixeira, irmão da vítima.

“A todo momento ele está em desespero, pensando que não vai andar, trabalhar, que não tem como ajudar a mãe. Ele tem que erguer a mão para o céu, porque Deus deu um novo recomeço de vida. Muitos perderam a vida nessa tragédia.”

A situação fez com que o jovem ganhasse uma cadeira de rodas e comovesse moradores de Araçatuba, que fazem arrecadações para ajuda-lo.

Clayton foi um dos cinco feridos no ataque que também deixou três mortos na cidade. Até a manhã desta quinta-feira (2), cinco suspeitos foram presos.

Como foi o ataque
Pelo menos 20 criminosos participaram da ação. Eles chegaram à região central de Araçatuba por volta da meia noite de segunda-feira (30), usaram moradores como escudo humano e espalharam explosivos.

Veículos foram queimados em vários pontos do município e da região para impedir a chegada da polícia. Drones também foram usados pela quadrilha para monitorar a ação.

Vídeos de câmeras de segurança mostram moradores em cima de carros, enquanto a quadrilha foge em alta velocidade. Uma das vítimas colocadas sobre um dos veículos não quis se identificar, mas relatou momentos de terror e insegurança.

De acordo com a Polícia Militar, explosivos foram encontrados nas ruas, nos bancos, em carros abandonados e em um caminhão deixado perto das agências bancárias.

Após mais de 30 horas de trabalho, equipes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) desarmaram e detonaram todos os 97 artefatos em um aterro sanitário do bairro Água Branca. Um vídeo mostra os explosivos sendo detonados (veja abaixo).

Com a retirada das bombas, ruas e avenidas foram liberadas na terça-feira (31). Alguns comerciantes aproveitaram para reabrir as portas. As aulas nas escolas da rede municipal e estadual foram retomadas nesta quarta-feira (1º).

De acordo com a Prefeitura de Araçatuba, a vacinação contra a Covid-19 também voltará a ser feita no Multi Shop, assim como a circulação do transporte público na região central do município.

Agências atacadas

Duas agências bancárias foram assaltadas. Em uma delas, que funciona como uma tesouraria regional, os criminosos tiveram acesso ao cofre subterrâneo. Na outra, a quadrilha atacou os caixas eletrônicos. A terceira agência foi apenas danificada. O valor levado não foi divulgado.

Depois atacar as agências bancárias e trocar tiros com a Polícia Militar, a quadrilha fugiu em direção ao bairro Engenheiro Taveira, onde também roubou veículos de moradores.

Buscas

De acordo com a Polícia Militar, um veículo com vidro do passageiro adaptado para tiros serem disparados foi encontrado.

"O veículo é de grande porte. Possivelmente, eles deixaram um calibre.50, que é uma arma de guerra, fixado em um tripé. O buraco serve para colocar o cano arma para o lado de fora. Os bandidos conseguem atirar de dentro do carro. Eles ficam protegidos porque o veículo é blindado", afirma o capitão Alexandre Tropaldi.

Um ônibus abandonado com tambores de gasolina também foi encontrado próximo ao pedágio de Glicério (SP). A suspeita é de que o combustível tenha sido usado pelos criminosos para atear fogos em veículos na Rodovia Marechal Rondon.

Prisões

Até as 21h desta quarta-feira (1º), cinco pessoas suspeitas de participarem do crime tinham sido presas. Em Araçatuba, um casal foi levado à delegacia da Polícia Federal, onde segue à disposição da Justiça. O homem e a mulher são suspeitos de atuarem como olheiros durante a ação da quadrilha.

Em Campinas (SP), um homem foi preso por policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC). Em seguida, encaminhado à sede da Polícia Federal de Araçatuba.

Em Piracicaba (SP), dois homens com ferimentos provocados por arma de fogo e considerados suspeitos estão internados na Santa Casa. Um deles foi atingido no abdome e está inconsciente. O outro foi baleado no braço esquerdo e está consciente.

De acordo com informações apuradas pela TV TEM, três suspeitos tiveram a prisão em flagrante convertida para preventiva.

 

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade