Saúde

Após alerta da Anvisa, médico orienta pacientes a não suspenderem remédios para controle da pressão sem indicação

O cardiologista, que já atua na área há 35 anos, destacou que o alerta da Anvisa é útil e válido, mas os pacientes não devem suspender o medicamento de uma hora para outra.

22/03/2022 às 08h37, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Atualizada às 14h35

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitar o recolhimento de medicamentos da classe das 'sartanas', para averiguação de impurezas, o laboratório Sanofi Medley recolheu preventivamente todos os lotes da Losartana potássica 50 mg e 100 mg; losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg e losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg. Essa ação acendeu o alerta de pacientes que utilizam esses medicamentos.

De acordo com o médico cardiologista André Almeida, em entrevista ao Acorda Cidade, a 'sartana' é um medicamento para controle da pressão arterial e que também pode ser utilizado para os pacientes que têm insuficiência cardíaca, popularmente conhecida como coração fraco.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Essas substâncias são trazidas de fora do país para produção dos medicamentos, e a Anvisa precisa esclarecer por que foram encontradas essas impurezas. Provavelmente, foram produtos não bem trabalhados. A nitroçamina quando foi detectada em alguns lotes da Losartana, quando utilizada durante muito tempo, a pessoa pode ter um determinado tipo de câncer. A população deve ficar atenta que não é o uso a curto prazo que prejudica, é o uso a longo prazo, que aumenta o risco de câncer”, esclareceu o médico.

Ele ressaltou que apesar do sinal de alerta, os pacientes que utilizam esses medicamentos não devem suspender o seu uso de forma indiscriminada.

“O que a população não pode e não deve fazer agora é suspender abruptamente o uso do medicamento para controle da pressão arterial, mesmo o losartana, sem antes conversar com seu médico. Porque a pessoa que tem pressão alta e que precisa da losartana para ter o controle da sua hipertensão, se abruptamente ela suspende o uso desse medicamento, a chance de a pressão subir é muito grande. E a pressão tendo uma crise, aumenta também a chance de um derrame, AVC, infarto, descompensar a insuficiência cardíaca”, informou.

O cardiologista, que já atua na área há 35 anos, destacou que o alerta da Anvisa é útil e válido, mas os pacientes não devem suspender o medicamento de uma hora para outra.

“A conduta é continuar usando o medicamento, agendar o retorno para seu médico, para que ele possa substituir a Losartana por outro tipo de medicamento, que também vai ajudar a controlar a pressão arterial e manter é a insufiência cardíaca. Existem vários medicamentos para controle da hipertensão. Os cardiologistas e clínicos sabem disso. O que está sendo vendido é como se o Losartana fosse o único medicamento para pressão arterial e não é. Existem vários outros. Um leque de opções”, salientou o médico André Almeida.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade