Feira de Santana

Apae realiza Semana de Conscientização sobre o Autismo com palestras e atividades em Feira de Santana

A diretora da Apae, Mary Portugal, destacou que o Dia 2 de abril foi o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

05/04/2022 às 14h14, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realiza até o dia 8 de abril a Semana de Conscientização sobre o Autismo, com estandes montados em frente à entidade e no estacionamento da prefeitura municipal de Feira de Santana. Durante a programação estão sendo ministradas palestras e atividades para pais, crianças e jovens, além de arrecadação de recursos financeiros.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o vice-presidente da Apae em Feira e pai de autista, Jurandir Mato Grosso, falou sobre a importância da Apae no tratamento do seu filho, que hoje aos 35 anos de idade apresenta uma boa evolução e segue em acompanhamento multidisciplinar.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“Eu tenho um filho autista que hoje tem 35 anos, vai fazer 36 em agosto. E é muito gratificante essa convivência dele como autista dentro da Apae. Foi na entidade onde ele realmente se encontrou, e a partir de um tratamento muito bem acompanhado, multidisciplinar, ele tem conseguido se superar e hoje a gente considera que ele evoluiu muito. Ele tinha 1 ano e meio quando identificamos o Transtorno do Espectro Autista. Então nós procuramos recursos fora, porque, na verdade, Feira de Santana não tinha, então recorremos a Salvador e São Paulo, onde foi dado o laudo final”, contou.

Segundo Jurandir Mato Grosso, após idas e vindas, a família foi orientada a procurar a Apae e desde 1999 recebem apoio da entidade.

“Foi recomendado que procurássemos os tratamentos que existiam na época, como a fisioterapia de sensibilidade, pois ele não tinha muita sensibilidade na pele, e fomos descobrindo outros tipos de coisas. Então participamos de eventos de terapia e conseguimos superar, e eu encontrei isso aqui na Apae de Feira, por indicação de uma médica de Salvador, que conseguimos em 1999, e desde então estamos aqui. Ele ainda é acompanhado hoje, não pode paralisar. É um trabalho permanente. O autismo é uma condição onde a evolução acontece também de acordo com a permanência do acompanhamento. O progresso do meu filho é visível e ele tem muita habilidade com sons, imagens, adora filmes, cinema, fotografia. Já tem coisas que ele não gosta. Todo autista é assim: a autonomia e o controle são deles e a gente só precisa administrar isso. É o que temos feito”, pontuou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

A diretora da Apae, Mary Portugal, destacou que o Dia 2 de abril foi o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data que foi destinada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que todos pudessem fazer mobilizações e chamar a atenção sobre a complexidade do autismo.

“Então iniciamos ontem a semana com uma caminhada no bairro Jardim Cruzeiro, com apitaço, cartazes e chamando a atenção para a questão, e hoje estamos com um estande na porta da Apae e outro no estacionamento da prefeitura, mostrando os serviços que a entidade oferece, com algumas palestras, e no momento tentando também conseguir alguns associados, que permitam aumentar um pouco mais a renda da Apae e possamos continuar prestando os atendimentos. A programação ocorre até o dia 8 de abril. Paralelo a essa programação, os jovens estão no Parque da Cidade em um momento de lazer e os profissionais e as famílias nesse momento em busca de recursos. Em todos esses dias teremos palestras e atividades para os pais e familiares, além da programação para as crianças e jovens”, explicou.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Conforme Mary Portugal, a Apae é uma entidade filantrópica e não tem nenhum recurso seguro ou próprio.

“Vivemos de doações e da contribuição de associados, mas que não chegam a atender nem a metade das nossas necessidades. Com autismo, temos cerca de 200 pessoas sendo atendidas atualmente na Apae. Temos uma lista de espera, algo que realmente nos incomoda, é uma lista que não acaba, e tem pessoas que estão há mais de um ano esperando. Tínhamos até o ano passado um programa do Ministério da Saúde, que foi encerrado e 85 crianças ficaram sem atendimento. Ficamos abalados com isso, mas conseguimos que alguns desses pacientes retornassem, mas não foi como antes, que tínhamos 15 profissionais especializados e agora nós não temos essa quantidade somente lá no Núcleo de Autismo do Jardim Cruzeiro.”

A diretora salientou que a sociedade precisa entender o que é o autismo, uma vez que não se trata de uma doença, e sim um transtorno, que traz, principalmente, uma dificuldade de comunicação.

“É preciso entender o que o autista quer comunicar. Às vezes, aquele momento de gritos, bater cabeça, é porque a pessoa não está sendo compreendida. Muitas vezes, eles estão com uma dor, tentando comunicar alguma coisa e não conseguem ser entendidos. O grande déficit do autismo é a comunicação, e quando pais e familiares começam a entender, o autista muda. Outra questão é a sensorial, que eles têm uma dificuldade muito grande nessa parte. É um transtorno muito complexo, mas com a família sendo bem orientada, eles se desenvolvem.”

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

Avenida Maria Quitéria

Feira de Santana

Moradores da Avenida Maria Quitéria reclamam de insegurança e focos de dengue em terreno baldio

O professor Ayrton Araújo, que reside nas imediações há mais de 40 anos, conversou com o Acorda Cidade e explicou...

24/04/2024 às 15h25

image

Rádio acorda cidade