Educação

Alunos fazem manifestação para protestar contra falta de merenda escolar

O Colégio Estadual Georgina Soares do Nascimento tem cerca de 1200 alunos.

16/04/2019 às 15h34, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

“Não se aprende de barriga vazia”, Governador, cadê você? Não se aprende sem comer”, “Para a maioria a merenda é a primeira refeição”. Esses cartazes ilustraram na manhã desta terça-feira (16) a manifestação realizada em Feira de Santana por estudantes do Colégio Estadual Georgina Soares do Nascimento.

A escola fica localizada no bairro 35 BI e os alunos relatam que estão desde o início do mês sem merenda escolar. O professor de filosofia e história, Claudiano da Hora de Cristo afirmou que apoia o protesto dos alunos e sem merenda escolar o rendimento da classe cai bastante. Ele salientou que a merenda escolar é a primeira refeição do dia de muitos alunos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Colégio Estadual Georgina Soares do Nascimento tem cerca de 1200 alunos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu fui motivado a conversar com os alunos para fazer esse alerta porque o vice-diretor da unidade tinha me procurado na segunda-feira passando a demanda dos alunos que era liberar mais cedo por conta da falta de merenda. Oficialmente eu entendo que o aluno não aprende sem merenda. Mas, eu, professor não vou liberar o meu aluno mais cedo porque não tem merenda eu vou mais é me juntar aos meus alunos e aos professores para reivindicar esse direito. A nutrição escolar é parte da política de educação e então não dá para prejudicar o aprendizado do aluno e ser cobrado para dar rendimento a esses alunos”, declarou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O professor frisou ainda que o colégio têm registrado baixos índices a nível estadual e nacional em relação a aprendizagem e é preciso que o governo do estado e o secretário de educação estejam atentos a essas questões para a melhoria da educação do estado.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A Secretaria Estadual de Educação informou que o reásse da verba para a merenda escolar já foi repassada. Confira a íntegra a nota de esclarecimento.

Ao site Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que já efetuou o repasse dos recursos para alimentação escolar e orientou a direção do Colégio Estadual Georgina Soares do Nascimento, localizado em Feira de Santana, sobre os procedimentos para regularizar o fornecimento da merenda.

A aquisição dos gêneros alimentícios é feita pelas unidades escolares, através de processos licitatórios, conforme lei 8.666/1993, garantindo maior transparência na aquisição dos produtos. Estes recursos e, também, as despesas executadas estão disponíveis para consulta de qualquer cidadão, através do sistema Transparência na Escola, disponível para acesso público no Portal da Educação (http://escolas.educacao.ba.gov.br/escolas).

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade