Feira de Santana

Ajude Yasmin: família corre contra o tempo para custear tratamento de menina com leucemia

Tratamento feito nos EUA seria último recurso recomendado pelos médicos que acompanha a pequena Yasmin, de 11 anos

08/06/2021 às 10h58, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Na luta contra a leucemia há seis anos, a menina Yasmin Bastos Nunes, de 11 anos, de Feira de Santana, enfrenta há cerca de três meses uma corrida contra o tempo para conseguir recursos financeiros capazes de custear o último tratamento recomendado pelos médicos que a acompanham.

De acordo com a mãe de Yasmin, Viviane Pimentel, desde que a filha foi diagnosticada com leucemia, já passou por vários tratamentos de saúde, porém nenhum deles ofertou o resultado esperado, e a menina já teve cinco recaídas.

Foto: Arquivo Pessoal

“Em 2020, ela fez um transplante de medula, mas após três meses teve mais uma recaída. Ela fez uma terapia com outro tipo de tratamento, mas em março deste ano, houve uma nova recaída. Os médicos indicaram um novo tratamento, visto que os disponíveis no Brasil já foram esgotados. É a terapia Cart Cell, que consiste em modificar as células do próprio paciente em laboratório e depois de modificadas essas células são inseridas novamente no paciente para destruir as células tumorais. Infelizmente essa terapia não tem disponível no Brasil, é encontrada em alguns países da Europa e nos Estados Unidos”, afirmou Viviane Pimentel.

Segundo a mãe de Yasmin, a família conseguiu um orçamento num hospital dos Estados Unidos, que custa em média 3,5 milhões de reais. A partir daí, iniciou-se uma campanha nas redes sociais para conseguir os recursos financeiros e no último sábado (5) foi lançado um desafio para que mais pessoas possam contribuir.

Paralelo a isso, Yasmin está fazendo a quimioterapia de controle, porém a doença continua progredindo. “De início foi a família e os amigos divulgando nas redes sociais, fizemos um Instagram da campanha e outras ações, como realização de rifas, pedágios nas ruas aos sábados, drives. Enquanto a gente aguarda arrecadar o valor da terapia, Yasmin vem fazendo a quimioterapia de controle, só que na semana passada ela fez uma ressonância e foi constatado que a doença progrediu. Pra gente foi um desespero, porque a gente não tinha nem 10% do valor da terapia, e no sábado tivemos essa ideia de lançar esse desafio, que a gente já tinha feito alguns no Instagram, porém com uma repercussão menor. Então lançamos um vídeo explicando a real situação dela. Graças a Deus de sábado à tarde até hoje, tem aumentado muito a ajuda, muitas pessoas abraçando e a repercussão foi muito boa, chegando a outros estados, em artistas e famosos. E o valor que temos agora é em média 800 mil reais, é o que temos hoje. Então a gente continua pedindo a todos ajuda, pra que a gente consiga, porque é necessário pagar o valor todo, pra que ela possa ir pra os EUA”, explicou Viviane.

Ainda de acordo com Viviane, durante os últimos três meses, a rotina da família tem sido intensa. Yasmin passa boa parte do tempo hospital, e todos estão envolvidos também com a correria da campanha e das ações.

“A gente tem um grupo de voluntários de familiares e amigos mais próximos, mas é um grupo pequeno. As pessoas podem doar tanto no site da Vaquinha e nas contas disponíveis nos cards do Instagram. E a gente quer agradecer as pessoas que vem ajudando e abraçando. Nosso coração transborda de amor e gratidão. Pedimos que continuem ajudando, colaborando”, ressaltou.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade