Feira de Santana

Acorda Cidade completa 25 anos de história e jornalismo comunitário

Quem nunca ouviu por aí: 'Se está no Acorda Cidade é verdade!', ou 'Vamos confirmar a notícia com o Acorda Cidade?', essas frases são o reflexo de um trabalho feito a muitas mãos, e com a liderança do diretor do Grupo Acorda Cidade de Comunicação, Dilton Coutinho.

08/01/2021 às 12h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O Programa Acorda Cidade completa, nesta sexta-feira (8), 25 anos de história, trabalho e de jornalismo comunitário em Feira de Santana e região. São as ‘Bodas de Prata’ de um casamento com a população da cidade que vem dando certo e é sustentado pela audiência, a fidelidade dos ouvintes e o compromisso da equipe em divulgar notícias com ética, responsabilidade e credibilidade.

Quem nunca ouviu por aí: “Se está no Acorda Cidade é verdade!”, ou “Vamos confirmar a notícia com o Acorda Cidade?”, essas frases são o reflexo de um trabalho feito a muitas mãos, e com a liderança do âncora do programa, do administrador de empresas, radialista, o diretor do Grupo Acorda Cidade de Comunicação, Dilton Coutinho.

O ‘rapazinho’ que saiu do bairro Sobradinho, com a sua mobilete, passou pelo esporte, trabalhou na TV Subaé, passou por outras emissoras de rádio e ganhou a cidade e o interior da Bahia, com o Programa de Rádio de maior audiência na cidade, na Rádio Sociedade News FM e também o site Acorda Cidade, através do seu trabalho sério, honesto e mantendo sempre os princípios do respeito e da humildade com todos.

Também não lhe falta a gratidão a Deus, à família, à esposa Edna Coutinho, aos filhos Dilton Júnior e Thiago Coutinho e à equipe que com ele caminha junto ao longo desse um quarto de século do Programa Acorda Cidade.

Eu, Rachel Pinto, faço parte dessa equipe há pouco tempo. Completo neste janeiro de 2021 apenas cinco anos dessa longa história. Mas já me sinto integrante do Acorda Cidade, desde que me entendo por gente. Passei de ouvinte influenciada pelos meus pais e minha família a colaboradora desta equipe. Posso dizer com toda certeza que o nosso trabalho é diferenciado. Não é apenas o resultado da carga horária versus o salário no final do mês, mas realmente um trabalho de dedicação, compromisso coletivo e que lhe aperta quando precisa e também lhe abraça e diz: “Estamos juntos! Sozinho, ninguém é capaz!”. Quem já passou pela equipe sabe do que eu estou falando e quem é ouvinte sabe que a relação se estende além das ondas sonoras ou do tempo que o programa vai ao ar.

Foto: Arquivo Pessoal

Abaixo temos alguns depoimentos de pessoas que compõem essa história, desde o início até agora. A exemplo do frei Rutivalter Brito, que na época que o Programa Acorda Cidade começou era superintendente da rádio Sociedade.

Ele conta que a chegada de Dilton Coutinho à emissora foi para alavancar a audiência e melhorar a programação. Junto com Dilton veio também o repórter Aldo Matos, que é o membro mais antigo da equipe. O frei parabenizou o Programa Acorda Cidade pelo aniversário de 25 anos e, para ele, a continuidade desse projeto há tanto tempo traz uma sensação de vitória.

Foto: Arquivo Pessoal

“Sentimento de vitória e de sucesso. Nesses 25 anos, com certeza, o programa Acorda Cidade é sucesso. A rádio sociedade ocupa um lugar privilegiado nas pesquisas de audiência. Parabenizamos a Dilton, a toda equipe, que tenham muitos anos de sucesso e êxito na caminhada dessa emissora”, afirmou.

O irreverente radialista Nivaldo Cruz, que foi diretor comercial no início do Programa Acorda Cidade, conta de forma descontraída como tudo começou. Ele relembrou a participação da gerente de jornalismo Adriana Matos e também do coordenador artístico Rogério Santana.

“Tudo aconteceu quando, em 1995, a gente fez a primeira pesquisa Ibope de Feira de Santana para a rádio. A gente tinha certeza que a FM estava bem e que a rádio Sociedade estava bem de ibope, porém a gente teve uma surpresa com a rádio Sociedade. O resultado não saiu a contento, não estava do jeito que a gente queria, e criou-se todo aquele clima do que fazer e o que não fazer e nesse momento estava surgindo a ideia da Rádio Notícia. A rádio era mais musical e começou essa onda, e conversa vai e vem, Dilton já tinha um nome e um prestígio no Subaé Notícias, na rádio Subaé e naquele tempo sentamos eu, o Frei Rutivalter, Adriana Matos e Rogério Santana, conversamos e decidimos que a gente ia fazer da Rádio Sociedade a Rádio Notícia e pensamos em convidar Dilton”, relembrou.

Nivaldo contou que as reuniões para definir sobre o Programa Acorda Cidade aconteciam “às escondidas”, na antiga Churrascaria do Ricardo, perto da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O objetivo era que ninguém soubesse para não causar especulação e que todos tivessem uma surpresa com o novo projeto.

Foto: Arquivo Pessoal

“São 25 anos de coisas boas. A sensação é de gratidão, de dever cumprido, felicidade por tudo que o Acorda Cidade é hoje para Feira de Santana. Eu acredito em anjos e que nós somos anjos para outras pessoas. Todos nós somos anjos para ajudar no caminho e todos nós envolvidos fomos anjos na vida de Dilton, da rádio, do Acorda Cidade e Deus nos usou como instrumentos para que essa coisa boa acontecesse. Dilton é uma pessoa do bem, iluminada e um grande empreendedor. O Acorda Cidade é o que não é à toa. Tem a marca Dilton Coutinho e a gente sabe disso. Hoje temos o site, que sem sombra de dúvidas é de maior credibilidade em Feira de Santana quiçá na Bahia. Que sejamos anjos na vida dos outros e que venham, mais 25, 50, 100 anos”, concluiu.

A ouvinte Márcia Machado é fã do programa assim como toda família. Ela destaca que gosta muito do momento de meditação, na abertura do programa e que isto é marcante para o seu dia. De acordo com ela, o programa faz parte da sua vida desde o início e nessa trajetória são muitas histórias vividas, muitas alegrias, muitas notícias boas e outras nem tanto, mas que fizeram parte da história da gente.

Foto: Arquivo Pessoal

“Minha família toda é ouvinte, criei meus filhos ouvindo o Acorda Cidade, O programa é extensão da minha família, amo vocês, admiro o trabalho de cada um. Dilton parabéns pela equipe que você tem, por essa família linda que é o Acorda Cidade, você comanda muito bem essa equipe, e é por isso que tem sucesso, parabéns Acorda Cidade.

Márcia já foi homenageada durante o Projeto Repórter Mirim (Concurso de jornalismo entre as crianças) e para ela, este fato foi muito emocionante e lhe marcou muito.

“Eu gosto do Acorda Cidade, por que é um jornalismo sério, por que fala a verdade, e eu fico orgulhosa quando eu passo em algum lugar e escuto alguém falar “saiu tal notícia, tá no Acorda Cidade? Por que se não tiver no Acorda Cidade é fake.” E isso dá um orgulho retado, por que a gente sabe os profissionais que trabalham na rádio, no site, a gente sabe a seriedade e isso enche o coração de orgulho da gente quando a gente ouve “se não é no Acorda Cidade é por que é mentira”, “aconteceu alguma coisa em Feira, olha no Acorda Cidade”. Sai a nomeação para secretariado “vamos olhar no Acorda Cidade”, sai um edital, tudo o Acorda Cidade é sempre em primeiro lugar. Isso para mim é o diferencial e acredito que para muita gente também”, frisou.

A ouvinte Fátima Galdino disse que passou a ouvir o Programa Acorda Cidade influenciada pela mãe Sebastiana Galdino Sales. Ouvinte há 25 anos, ele observa que no dia que não houve, não passa o dia bem.

Foto: Arquivo Pessoal

“Ouço o programa desde a fundação e um momento recente que me marcou foi uma criança que eu não estou lembrada o nome, que ela completou 6 anos e disse que estava triste, mas se Dilton anunciasse o aniversário dela, ficava alegre, então me emocionou muito. Uma criança com 6 anos já pedir essa homenagem. Porque é um programa muito sério, é um programa que ajuda muita gente, aí do pobre que não existisse esse programa, feito por Dilton e a equipe toda”, acrescentou.

A ouvinte Soraia Caribé comentou que gosta do programa porque fica informada de tudo que acontece na cidade e no mundo.

Foto: Arquivo Pessoal

“A equipe é neutra, só dá notícias verdadeiras. Fico sabendo de tudo. Todas as informações dadas são importantes e a cada ano o programa surpreende mais. Adoro mesmo, esse programa é incrível”, ressaltou.

O Frei Jorge Rocha, atual superintendente das rádios Princesa FM e Sociedade News, deu os seus votos de Feliz Aniversário ao Acorda Cidade e contou que o momento é para agradecer a todos aqueles que fizeram parte do projeto , pelos desafios e pelas alegrias que ainda virão.

Foto: Arquivo Pessoal

“Eu venho aqui participar dessa festa jubilar, pois é, quero potencializar esses 25 anos, dizendo que ele é 1/4 de século, não apenas 25 anos, mas 1/4 de século do Acorda Cidade e ao mesmo tempo é júbilo, é um jubileu de prata. Júbilo é sempre alegria, júbilo indica ação de graças, júbilo é aquele momento que nós paramos dos anos anteriores vividos e aquele ano é um ano expressivo do agradecimento, é um ano todo dedicado por tudo de bom que o Senhor nos tem concedido pelos desafios que nós vencemos, e sobretudo pela informação de qualidade que nós prestamos. Não é um parabéns apenas de regozijo, mas é um parabéns de reinvenção de continuidade, um parabéns que me convida, que nos convida para sempre estarmos atentos a tudo de bom que poderíamos passar para as pessoas, mediante a notícia, o modo de dar a notícia é o modo também de evangelizar. Um abraço para você, um abraço para a sua equipe rumo ao jubileu de ouro”, concluiu.
 

 

Parabéns Acorda Cidade!

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade