Educação

Abertas inscrições para curso EaD para professores da rede estadual em parceria da SEC com a Ufba

As inscrições poderão ser feitas até 20 de setembro.

07/09/2020 às 07h39, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), começa no dia 3 de outubro um curso de Educação à Distância (EaD) direcionado para professores dos componentes curriculares de Ciências, Geografia, História, Química, Física, Biologia ou demais docentes interessados em estudos na área das Geociências dos ensinos Fundamental II e Médio das escolas da rede estadual.

As inscrições poderão ser feitas até 20 de setembro pela internet (Acesse AQUI). A atividade on-line, gerada a partir do projeto “Geoarretadas: despertando a vocação de meninas para as Geociências na Bahia”, realizado pela UFBA, disponibiliza 130 vagas para os 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). 

O superintendente da Coordenação de Projetos Executivos da Secretaria da Educação, Marcius Gomes, destacou a importância desta parceria da SEC com a Ufba na realização da atividade.

“Este curso EaD vai contribuir para ampliar as ações e fortalecer a articulação entre a universidade e a Educação Básica e qualificar os professores da rede estadual, possibilitando um aumento do repertório de atividades didáticas ligadas à área das Geociências, com produção e compartilhamento de objetos educacionais. Esta parceria é importante também pelo desafio de alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e buscar o desenvolvimento sustentável”.

O curso está em sintonia com uma das ações do programa Ciência na Escola, realizado pela SEC, que é estimular o aumento da participação das estudantes como pesquisadoras, as chamadas “meninas nas Ciências”. A construção de novas parcerias, portanto, como ressalta Marcius, faz parte do processo de ressignificação do Ciência na Escola a partir de iniciativas que estimulem a presença feminina no campo das ciências.

“As ações propostas estão alinhadas com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e esta, por ter característica multi e transdisciplinar, permite sua utilização para trabalhar diversos conteúdos do Ensino Básico. A qualificação na área das Geociências permitirá o surgimento de novos projetos de pesquisa a partir das particularidades dos Territórios de Identidade onde os docentes atuam, qualificando os trabalhos nessa área do conhecimento”, afirma.

Sobre o curso

O curso terá carga horária de 60 horas, na modalidade EaD, com atividades síncronas realizadas via Google Meet e atividades assíncronas, via Moodle (Ufba). Com início previsto para 3 de outubro, o curso será encerrado no dia 28 de novembro. O certificado será emitido pela Universidade Federal da Bahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade