Educação

'A educação não pode andar sozinha': Filarmônica leva música para mais uma escola no bairro Baraúnas

O projeto tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da identidade cultural local, e estimular o ingresso de novos membros na Banda de Música da Sociedade Filarmônica 25 de Março.

05/03/2020 às 16h32, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na última quarta-feira (4), a Sociedade Filarmônica 25 de Março, realizou mais uma apresentação do projeto Coreto Cultural, desta vez, no Centro de Ensino e Cultura Dr. Eduardo Fróes da Motta, localizado no bairro Baraúnas, em Feira de Santana.

Foto: Divulgação

O projeto tem como objetivo contribuir com o fortalecimento da identidade cultural local, e estimular o ingresso de novos membros na Banda de Música da Sociedade Filarmônica 25 de Março.

Para a professora Lucimaura Paixão, gestora do Centro, o Coreto Cultural é muito enriquecedor, pois educação também significa cultura. Para ela, a música consegue motivar os jovens. “Me sinto honrada em participar desde momento ímpar, pois sabemos que a música é um instrumento que consegue motivar o jovem”, pontua.

Uma aluna e um ex-aluno do Centro de Ensino e Cultura fazem parte da Banda de Música da 25 de Março. Ruth da Silva, que tem 15 anos e está no 9° ano, conta que ama tocar na banda. Ela já faz parte da Vinte e Cinco há seis anos, desde que a Filarmônica retomou as atividades da Escola de Música Maestro Estevam Moura.

“A Filarmônica influência em toda a minha vida. Acho que se eu me dedicar mais, pode ser uma profissão”, conta a adolescente.

Raphael Cauê, de 15 anos, ex-aluno do Centro, está na Filarmônica há quase quatro anos, ele também ressaltou a importância da Filarmônica em sua vida e conta que gosta bastante de fazer parte da instituição. “Contribui para o meu desenvolvimento, gosto bastante”, disse.

Pró Lucimaura conta que se sente muito feliz em ver dois alunos do Centro na Banda, o que também é muito importante para a comunidade.

“Quando vejo dois alunos da escola participando fico muito feliz, pois nós sabemos da importância para essa comunidade carente, que precisa desse envolvimento da cultura com a educação. A educação não pode andar sozinha”.

Para ela, essa é uma forma de dar um rumo aos jovens. “Vejo como uma forma de tirar o nosso jovem das ruas, do meio de tanta violência e coloca-los em algo que contribua para formação deles. E só investindo em cultura e educação. Esse momento é muito significativo. Torço para que essa orquestra alce voos altíssimos, que consiga envolver uma grande gama de jovens”, finaliza.

O Projeto Coreto Cultural tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é produzido pela Sociedade Filarmônica 25 de Março, realizado pelo projeto Favela é isso Aí, pela Secretaria Especial da Cultura, pelo Ministério da Cidadania e pelo Governo Federal.
  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade