Empregos

Falta de domínio de informática é um dos obstáculos para quem está em busca de emprego

A diretora da Casa do Trabalhador afirma que em Feira de Santana existem muitos cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura municipal, mas falta comprometimento das pessoas que se inscrevem.

16/10/2011 às 01h23, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A falta de qualificação ainda é um dos maiores desafios de quem busca um emprego, isso é o que afirma Graça Cordeiro, diretora da Casa do Trabalhador, em Feira de Santana. De acordo com ela, a falta de domínio com relação aos avanços tecnológicos, a informática, é um ponto importante na empregabilidade.

“As pessoas têm o curso de informática básico e esse curso não atende mais as necessidades das empresas. É importante que as pessoas tenham um conhecimento mais avançado” disse.

Graça afirma que em Feira de Santana existem muitos cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura municipal, mas segundo ela, falta um maior comprometimento das pessoas que se inscrevem.

“Os cursos são gratuitos, têm vale transporte e lanche. Eu não sei por que as pessoas se matriculam e depois não comparecem com a responsabilidade que é exigida”, afirmou.

De acordo com a diretora, ao final do curso o aluno recebe um certificado e para isso é necessário que haja um aproveitamento de 75%, caso a pessoa não obtenha esse percentual ela não recebe o certificado. “Qualificar não é apenas ter um certificado, a pessoa tem que participar e procurar se adequar as vagas”, ressalta.

Ela explicou que para uma pessoa que quer ocupar uma vaga de recepcionista de hospitais e clínicas, precisa ter conhecimento de alguns programas de informática específicos. “O controle não é feito mais manualmente. É preciso ter um programa específico e a pessoa precisa ter habilidade”, exemplificou Graça.

Emissão da carteira de trabalho na Casa do Trabalhador

Sobre a emissão da carteira de trabalho através da Casa do Trabalhador, ela disse que a instituição está sendo preparada com móveis e equipamentos eletrônicos. Graça disse ainda que tem trabalhando quatro funcionários responsáveis pela emissão do documento, porém eles estão provisoriamente na Delegacia Regional do Trabalho.

“Eles virão para quando tudo estiver pronto para começamos a oferecer esse serviço”, ressaltou.  (Informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade