50 anos de carreira

J.Magno: o homem que mais revelou talentos para o rádio

'O mais caro e o mais procurado' e o 'Rei do Rádio' foram os dois slogans que se incorporaram a Joel, que começou na profissão em 1948 na Rádio Sociedade, onde foi um dos fundadores da emissora. Ele revelou vários talentos para as rádios da Princesa do Sertão.

02/10/2010 às 10h20, Por [email protected]

Compartilhe essa notícia

Ed Santos 
 
Com mais de 50 anos de carreira, o radialista Joel Magno, ou simplesmente J.Magno, é um dos mais velhos locutores do rádio feirense na atualidade. Por várias décadas comandou o famoso programa de variedades “Atrações J.Magno”, de grande audiência em todas as emissoras onde Joel esteve trabalhando. Ele revelou vários talentos para as rádios da Princesa do Sertão, como Paulo José, Edmundo de Carvalho, o popular ‘Palito’; Ed Carlos e Othon Carlos.
 
“O mais caro e o mais procurado” e o “Rei do Rádio” foram os dois slogans que se incorporaram a Joel, que começou na profissão em 1948 na Rádio Sociedade, onde foi um dos fundadores da emissora.
 
– Tive esta alegria de começar na emissora mais popular da cidade através do finado Arival Costa de Souza, o conhecido Duduinha, que percebeu o meu talento para a coisa e me convidou. Aceitei o desafio e comandei ao longo dos anos ‘Atrações J.Magno’, onde tocávamos muita música, tinha a participação da população e a grande audiência foi um reflexo da forma como eu fazia o rádio: com carinho, amor e dedicação acima de tudo.
 
Ao longo do tempo, J Magno também abriu as portas para muitos radialistas que hoje são profissionais consagrados. 
 
– Um exemplo foi o Paulo José: eu trabalhava na Rádio Carioca (hoje Rádio Povo) e um dia passando pelo Beco do Mocó o vi trabalhando na porta de uma loja como locutor. Fiquei observando e depois o chamei e disse ‘rapaz você tem talento para o rádio. Quer fazer um teste em uma emissora? ’. Ele se empolgou, mas eu fiz questão de chamar a atenção para que estudasse, se qualificasse. Pouco tempo depois fez o teste, passou e hoje é este locutor consagrado do jornalismo e do esporte feirense”, conta.
 
Joel Magno encaminhou outras personalidades que se consagraram inclusive para o rádio de Salvador. 
 
– Edmundo de Carvalho, o popular ‘Palito’; Ed Carlos; Othon Carlos, que infelizmente hoje está completamente cego. Eles começaram aqui em Feira, mas os seus talentos transcendiam a nossa esfera e foram para a capital baiana onde solidificaram as carreiras e hoje são consagrados profissionais. 
 
Dentre os colegas que atuam no rádio feirense, aqueles que Magno mais apoiou foram Carlos Geilson e Nivaldo Lancaster. 
 
– Geilson teve oportunidade na Rádio Carioca e Lancaster, na Rádio Cultura. São dois profissionais de grande gabarito, de relevantes serviços prestados a comunidade e acima de tudo são consagrados nas áreas em que atuam. Também tiveram o meu apoio e torço muito pelo sucesso deles”, afirma. 
 
O locutor também ficou conhecido por circular pelas feiras livres com o seu serviço móvel de alto falante, que montava em cima de uma Rural. 
 
– Comecei com uma marrom, que na época meu pai me ajudou a compra; depois troquei por uma azul e cheguei a ter uma Veraneio, mas infelizmente tive um acidente e depois disso não consegui mais montar um carro do mesmo jeito e também coincidiu de ter sido chamado para o rádio de volta aí deixei o serviço de som. Mas tenho muitas saudades daquele tempo. 
 
ATUALIDADE
Hoje em dia Joel Magno está aposentado, fora do rádio, mas sonha em voltar aos microfones para comandar o seu “Atrações J.Magno”. Por enquanto, além da aposentadoria, vive da venda de publicidades em um serviço de alto-falantes que coordena no centro de Feira de Santana. 
 
– Não voltei à ativa ainda porque infelizmente hoje não há mais espaços nos horários que gostaria de fazer o programa (atarde, ou a noite), nas emissoras. É uma pena porque o programa de variedades ainda tem espaço nas programações. Mas eu tenho muita vontade de voltar porque amo o que faço.
 
Para J.Magno, a grande diferença entre o rádio de ontem e de hoje é justamente o comercial. 
 
– Antigamente, a gente tinha o nosso salário fixo e, se por ventura conseguíssemos comerciais tínhamos uma porcentagem em cima disso. Nunca ofendi ninguém porque o microfone é uma arma poderosa e pode causar prejuízos, se mal utilizada. Hoje temos grandes profissionais, mas hoje o rádio é muito mais comercial.
 
Apesar das dificuldades, Joel Magno ainda se encanta com o rádio. 
 
– Como é maravilhoso saber que através de uma pequena caixa a gente tem acesso ao mundo e podemos carregá-la para onde quisermos a qualquer hora, a qualquer momento, Me lembro como hoje a forma como abria o meu programa ‘em Feira de Santana, a Cidade Princesa, são 15h30min. Está começando o Atrações J. Magno, o mais caro e o mais procurado, o carro-chefe da emissora’. Sinto muitas saudades e espero um dia retornar.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade