Feira de Santana

Chuva de granizo pega moradores de surpresa na zona rural de Feira de Santana

Moradores ficaram assustados quando viram as pedras de gelo caindo do céu.

27/01/2022 às 11h09, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Moradores da zona rural em Feira de Santana registraram, na última terça-feira (25), através de vídeos publicados nas redes sociais chuva forte com grande ventania e pedras de granizo.

Em Bonfim de Feira, na Fazenda Caboronga, o fenômeno climático ocorreu por volta das 16h. Moradores ficaram assustados quando viram as pedras caindo do céu.

Foto: Redes Sociais

De acordo com um dos moradores do distrito, Adailton Brito Brandão, em entrevista ao site Acorda Cidade, a situação nunca aconteceu. “Foi chuva de granizo, com muita ventania, foi a primeira vez que presenciamos uma cena dessa em nossa comunidade”, relatou.

Além da Fazenda Caboronga, choveu pedra de gelo também no povoado ao lado, em Guaribas, e no distrito de Jaguara, conforme relatou o leitor Antônio Carlos Pedreira. “Também aconteceu”, confirmou.

Foto: Redes Sociais

Em Jaguara, alguns moradores também filmaram o acontecimento inusitado. Em um dos vídeos, uma mulher relata que uma das pedras caiu em seu pé e que vizinhos estavam saindo de suas casas para catar as pedras de gelo. “Primeira vez”, gritou uma jovem ao fundo do vídeo.

Previsão do Tempo

Segundo o site Climatempo, o granizo são pedras de gelo que se formam em nuvens de grande extensão vertical chamadas de cumulonimbus. Estas nuvens são chamadas em Meteorologia de "nuvens frias", pois uma porção delas tem temperatura abaixo de zero e é aí que o granizo se desenvolve dentro da nuvem.

Conforme previsões do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Bahia (Inema), em entrevista ao Acorda Cidade, até o final do mês podem ocorrer pancadas de chuvas na região de Feira de Santana.

Até domingo (30), por conta de uma maior cobertura de nuvens, as máximas devem ficar na casa dos 29°C e 30°C. Já a partir da próxima segunda-feira, deverão ser observadas temperaturas mais elevadas. Em relação às mínimas, estas devem permanecer estáveis, oscilando entre 20°C e 21°C, segundo o órgão.
Na primeira semana de fevereiro as chuvas devem diminuir. No restante do verão as temperaturas deverão permanecer elevadas.

“Em relação às chuvas, normalmente no mês de fevereiro estas ainda são frequentes, reduzindo em março e voltando novamente a elevar-se em abril. Tais condições são típicas da estação do verão nesta região.”

O Inema ressaltou que, algumas precipitações de chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, e não são raros eventos com volumes expressivos em pouco espaço de tempo. Por conta disso é sempre recomendado acompanhar a previsão do tempo e ficar atento aos possíveis alertas enviados.

 

Com informações da jornalista Maylla Nunes do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade