Muito lixo

Proprietários de terrenos em Feira de Santana que permitirem descarte incorreto de lixo, serão multados

De acordo com o diretor de limpeza pública do município, as atividades de capinação seguem um cronograma elaborado.

25/01/2022 às 09h14, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

A produção do Acorda Cidade vem recebendo diversas reclamações com relação à falta de limpeza pública nas principais ruas e avenidas de Feira de Santana, principalmente com os terrenos abandonados que servem como descarte de lixo.

O terreno localizado na rua Finlândia, próximo à Feirinha do bairro Estação Nova, é um exemplo das grandes reclamações feitas pelos moradores.

De acordo com Leide Freitas, moradora há 50 anos do bairro, sempre que é feita a reclamação na Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), a resposta é a mesma: 'uma providência será tomada'.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"A gente nunca viu uma situação tão triste, tão horrorosa e deplorável como esta. É uma falta de respeito com nós moradores, principalmente a gente que anda com o IPTU em dias. Já exigimos, já fomos à secretaria, mas sempre dizem que vão tomar uma providência, mas de fato, esse dono do terreno, deveria murar e colocar uma fiscalização, porque os carroceiros sempre estão aí jogando entulhos, o pessoal do coco da mesma forma e entope os bueiros, entope o esgoto, a gente fica preocupado é na hora da chuva, porque tudo isso alaga, e a preocupação é a imundice entrar em nossas casas. Muita gente está vendendo os imóveis porque não suportam mais ficar aqui, além disso, tem o forte odor no final da tarde do domingo já que não tem limpeza, então é o cheiro dos peixes, os cocos que são jogados, a gente não pode nem sentar na varanda de casa para tomar uma fresca, muito vergonhoso e olha que tem uma Secretaria de Saúde do outro lado da pista", declarou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor de limpeza pública da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), João Marcelo, explicou que o prefeito Colbert Martins, aumentou a equipe no final do ano passado e enfatizou a situação do lixo descartados de forma incorreta em determinados terrenos.

"Nesse final do ano, o prefeito Colbert Martins completou a equipe com mais 50 profissionais de coleta e sempre ouço as pessoas dizerem, olha João, rua tal está com problema de sujeira, rua tal com problema de capinação, mas aqui eu aproveito e trago um exemplo que constatamos no dia de ontem. Eu estive junto com Pedro Paulo, ele que é o chefe de limpeza, lá próximo à praça do Fórum, porque recebemos uma denúncia que tinha sido descartado lixo hospitalar. Estou aqui com as fotos em nosso sistema, e realmente existiam materiais de hemodiálise, que foram descartados incorretamente neste local. Os donos de terrenos devem trazer para si, a responsabilidade em manter o local fechado, mantendo a limpeza deste local. Aqui em Feira mesmo, temos um terreno que é de propriedade de uma rede de supermercados, que já foi multado em mais de R$ 150 mil, mas a empresa infelizmente não está nem aí, mas a multa está sendo atualizada dia após dia", afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com João Marcelo, apenas no mês de dezembro, foram recolhidas 80 toneladas de capinação.

"A cidade de Feira não está sem capinação. Temos aqui em nossa planilha que apenas no mês de dezembro, tivemos 80 toneladas de capinação, isso por conta das frequentes chuvas que tivemos em nossa região e nós não podemos utilizar produtos para combater este tipo de vegetação, portanto, precisa ficar fazendo a capinação. Lá na Nóide Cerqueira, por exemplo, a última limpeza foi feita em novembro, onde foi feita do início da avenida até a BR-324. Essa limpeza é realizada a cada 45 dias, então dentro dos próximos dias, estaremos retornando lá para fazer novamente a limpeza, até porque hoje temos várias avenidas e todas precisam ter a mesma assistência", informou.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

Durante todo o ano de 2021, 171 toneladas de lixo foram removidas das ruas e avenidas de Feira de Santana.

"Hoje nós temos 14 equipes que trabalham diretamente na limpeza da cidade, temos o pessoal que limpa os córregos, tanto de forma manual e utilizando máquinas, e o pessoal que realiza a capinação das vias. Só de lixo nesse ano de 2021, foram 171 toneladas, mais três mil toneladas de poda de árvores e 60 toneladas de entulho que foram descartadas nas ruas de nossa cidade", concluiu.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Leia também: Milhares de cocos e lixo causam transtornos a moradores do bairro Estação Nova

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade