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Últimos dias para prova de vida dos aposentados e pensionistas estaduais convocados de janeiro

Outra orientação importante, de acordo com a coordenadora, é de que os beneficiários priorizem a realização da prova de vida por videoatendimento.

25/01/2022 às 07h34, Por Rachel Pinto

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Os aposentados e pensionistas estaduais convocados para realizar a prova de vida em janeiro têm até a próxima segunda-feira (31) para fazer o procedimento sem gerar impacto no recebimento dos seus proventos. Até o momento, 5977 beneficiários que deveriam se submeter a prova de vida no primeiro mês do ano ainda estão com a pendência, o que equivale a 50,7% do total de convocados para o período pela Superintendência de Previdência (Suprev).

Em paralelo, os 10 mil convocados para o mês de fevereiro já podem agendar com antecedência a sua prova de vida por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (71) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular).

A coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, chama atenção para a importância dos beneficiários atenderem ao chamamento dentro do mês do seu aniversário (no caso dos aposentados) ou do mês de aniversário do instituidor da pensão previdenciária, para evitar o bloqueio do benefício. “A prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes”, explica.

Outra orientação importante, de acordo com a coordenadora, é de que os beneficiários priorizem a realização da prova de vida por videoatendimento. “Por medida de segurança, estamos recomendando a todos os beneficiários que evitem comparecer presencialmente aos postos da Rede SAC caso manifestem qualquer sintoma de gripe”, alerta Sílvia.

Suspensa desde março de 2020 – como medida de distanciamento social para evitar a disseminação do coronavírus -, a prova de vida da Previdência Estadual foi retomada com alternativa de serviço por videoatendimento ou presencial, para proporcionar maior conforto, comodidade e segurança aos beneficiários. Em qualquer opção, o serviço é realizado somente mediante agendamento prévio. Mais informações sobre o procedimento podem ser conferidas por meio do Portal do Servidor.

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