Educação

Escolas municipais vão seguir novas recomendações de isolamento do Ministério da Saúde

Unidades de ensino só devem suspender as atividades por completo em casos específicos.

24/01/2022 às 19h52, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Feira de Santana começou a adotar a partir desta segunda-feira (24), as novas recomendações do Ministério da Saúde para o isolamento em casos diagnosticados da Covid-19. O período foi reduzido de dez para cinco ou sete dias caso não apresente mais sintomas respiratórios e febre.

Conforme identificação dos casos positivos em profissionais ou estudantes, os diagnosticados e sintomáticos devem isolar-se. No entanto, as escolas permanecerão em funcionamento. Seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do órgão federal, as unidades escolares só devem suspender as atividades por completo em casos específicos, após avaliação da Seduc.

A recomendação leva em consideração quadros leves e moderados da doença. Após os primeiros sintomas, a pessoa deve isolar-se e fazer o teste para confirmar a doença. Somente quem apresentar sintomas e tiver contato com o positivado deve ser isolado/testado.

“Qualquer pessoa que tenha o resultado positivo para Covid-19 pode repetir em cinco dias o teste [RT-PCR ou teste rápido de antígeno], se estiver há 24 horas sem sintomas respiratórios, febre ou ter utilizado medicamentos antitérmicos. Nessa situação, pode sair do isolamento no sexto dia. Em casos de resultado positivo, o isolamento será mantido até o décimo dia”, explica o secretário de Saúde, Marcelo Britto.

Ainda, o secretário ressaltou que a pessoa assintomática, após sete dias completos de isolamento, pode sair da condição sem a necessidade de testagem. Caso chegue ao sétimo dia com indícios da doença, deve manter o isolamento até completar dez dias ou refazer obrigatoriamente o exame. Ao décimo dia, se estiver sem nenhum sintoma, está liberado para as atividades normalmente.

Caso os sintomas persistam após os dez dias, é recomendado a procura médica, pois o quadro pode ter se agravado. Essas recomendações são válidas para todos os casos positivos da doença.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Mesmo com a redução do período de isolamento e a ampla cobertura de vacinação, todos devem seguir rigorosamente as medidas de prevenção.

“A higienização das mãos e dos ambientes, utilização de máscaras e distanciamento social devem ser cuidados constantes. Tudo isso faz parte do nosso cotidiano, portanto as medidas sanitárias devem ser seguidas com afinco, independente dos indicadores da doença”, reforça a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

A secretária ainda pediu atenção à comunidade escolar para todas as novas recomendações e período de isolamento.

Confira a recomendação AQUI.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade