Feira de Santana

Conselho do Idoso de Feira de Santana têm nova presidente

A eleição foi realizada no mês de novembro do ano passado.

24/01/2022 às 15h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Tomou posse na última terça-feira (18), a nova presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da pessoa Idosa de Feira de Santana, Irene Azevedo.

A eleição foi realizada no mês de novembro do ano passado.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a nova presidente explicou que o órgão atua como fiscalizador, junto com outras parcerias.

"Hoje o Conselho atua como um órgão de fiscalização, principalmente nas instituições de longa permanência, como verificar o bem-estar destes idosos, as estruturas desses locais, toda fiscalização no sentido de manter a segurança e o bem destes idosos. Hoje a gente não tem um local específico para realizar as denúncias, mas estas informações podem chegar através dos Cras, de outras secretarias, pois estamos agindo sempre em parceria com outros órgãos", explicou.

Para Irene, uma das principais dificuldades que o Conselho enfrenta, é a falta de políticas públicas.

"A gente se bate muito com as políticas públicas. A pessoa idosa precisa muito de apoio e nesse período de pandemia por exemplo, a vulnerabilidade aumentou muito, a quantidade de idosos têm crescido bastante, existem a violência física, a violência financeira, a violência doméstica, então acho que o maior desafio neste momento, é a falta das políticas públicas e o Conselho é procurado quando existe essa violação dos direitos. Então agimos junto com o Ministério Público, até porque não podemos entrar nas casas, nas residências, mas podemos fazer essa ligação junto com o MP, além de outras secretarias e até mesmo a Delegacia", disse.

Quando e como as pessoas podem recorrer ao Conselho?

De acordo com Irene Azevedo, caso exista situações que envolvam violência, o comunicado pode ser feito na Secretaria da Mulher.

"Caso exista situações que envolvam a violência, esta pessoa pode procurar a Secretaria da Mulher ou recorrer ao próprio Conselho, pois estaremos aqui juntos para encaminhar toda e qualquer situação. Recentemente, vimos questão de paredões na zona rural aqui de Feira, então estas situações passamos também para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para que sejam feitas ali, vistorias no local. A gente tenta assistir a todos os idosos e a partir daqui, encaminhamos as situações para o Cras, para o Creas, para as secretarias, pois todos os idosos precisam ser ouvidos. Esta é a primeira vez em que o Conselho é assumido pela sociedade civil, então estaremos sempre buscando melhorais para a pessoa idosa. Queremos chamar a atenção da sociedade de que todos nós, iremos envelhecer, então temos que pensar no que queremos amanhã, mas claro, pensando no idoso de hoje", concluiu.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade