Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Cultura

Todas as notícias
Publicado em 08/01/2022 09h52.

Meta de ler mais livros? Veja passo a passo de como fazer seu planejamento de leitura para 2022

Um levantamento feito pela Universidade de Northwestern em 2013 mostrou que quem lia com frequência apresentava menor declínio cognitivo do que quem não tinha esse hábito.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Meta de ler mais livros? Veja passo a passo de como fazer seu planejamento de leitura para 2022
Foto: Pixabay

Acorda Cidade

Perder peso, se alimentar melhor, ler mais: essas são algumas das resoluções de ano novo mais comuns. Mas para atingir esses objetivos durante o ano é preciso fazer um bom planejamento. No caso da leitura, é normal não conseguirmos manter um ritmo periódico e ler todos os livros que gostaríamos. Isso acontece por não termos um plano de leitura.

Diversos estudos já pautaram benefícios da leitura além da aquisição dos conhecimentos apresentados nos livros. Como exemplo, um levantamento feito pela Universidade de Northwestern em 2013 mostrou que quem lia com frequência apresentava menor declínio cognitivo do que quem não tinha esse hábito.

“Esses levantamentos mostram que a importância de manter o hábito de leitura em dia pode trazer mais benefícios do que imaginamos. Nesse sentido, reforço ainda que um bom escritor é também um bom leitor, pois a leitura de outras obras faz o autor se apoderar de novas formas de aumentar seu vocabulário, melhorar sua capacidade de raciocínio e conhecimento na área”, complementa Villela, também apresentando o lado positivo que a leitura traz para as pessoas que querem escrever seus próprios livros.

Eduardo Villela, book advisor e profissional com mais de 16 anos de experiência no mercado editorial separou um guia passo a passo para fazer um planejamento de leitura. Confira:

-Defina quais livros deseja ler durante o ano e divida pela quantidade de meses. Por exemplo, caso você tenha escolhido 20 livros, terá que ler mais de um livro por mês. Separe mais tempo para ler os livros maiores ou mais complexos;

-Tenha em mente épocas do ano que poderá se dedicar mais ou menos à leitura. Por exemplo, em época de provas ou mais intensas de trabalho você sabe que não terá tanto tempo para ler os livros que planejou. Por outro lado, nas férias poderá pôr a leitura em dia;

-Tenha o seu plano de leitura por escrito. Fica muito mais fácil de manter o planejamento e saber, exatamente, qual livro vai ler e quando;

-Mantenha o ritmo da leitura. O ritmo vai depender muito da quantidade de livros escolhidos. Você pode dividir a sua leitura pela quantidade de páginas ou capítulos de cada livro. Outra forma é definir quanto tempo vai ler por dia ou por semana;

-Escolha um local tranquilo para fazer a sua leitura. É muito fácil se distrair em ambientes barulhentos. Outra dica é manter o celular afastado.

“Um dos sentimentos que temos ao ler um bom livro é a sensação de estar imersos na história, criando uma conexão mais forte com as personagens e os acontecimentos nos quais elas se envolvem”. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Neojiba abre mais de 90 vagas em Feira de Santana para crianças e jovens
Orquestras Juvenis e Infantis

Neojiba abre mais de 90 vagas em Feira de Santana para crianças e jovens

O Neojiba fornece instrumentos e todos os acessórios para que seus integrantes possam praticar. As atividades...

Governo do Estado assegura destinação de R$ 15 milhões para o Fazcultura em 2022
Bahia

Governo do Estado assegura destinação de R$ 15 milhões para o Fazcultura em 2022

A abertura das inscrições para o Fazcultura 2022 está prevista para iniciar no dia 8 de fevereiro.

Novo CD de Thiago Aquino é sucesso nas plataformas digitais e traz composições inéditas
Música

Novo CD de Thiago Aquino é sucesso nas plataformas digitais e traz composições inéditas

Só Pedrada 5.0 - Atômico é o novo projeto do feirense e já está disponível em todas as plataformas Strea...

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 28.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram