Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Economia

Todas as notícias
Publicado em 07/01/2022 11h32.

Neoenergia Coelba dá dicas para economizar energia no verão

Consumidores devem ficar atentos para que a maior utilização dos aparelhos não reflita na fatura de energia.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Neoenergia Coelba dá dicas para economizar energia no verão
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

No último dia 21, teve início oficialmente o verão no Brasil. As temperaturas mais elevadas, que tradicionalmente marcam o período, podem resultar em um aumento no consumo de energia elétrica. Para instruir sobre o uso consciente da eletricidade e contribuir para que não haja surpresas no valor da fatura de energia, a Neoenergia Coelba separou algumas dicas de economia para a estação.

Com o calor, as pessoas dão preferência a manter os aparelhos de ar-condicionado ligados por mais tempo e com temperaturas mais baixas. Isso leva a um aumento do consumo de energia e um consequente aumento na conta. Nesse caso, o recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23º e 25º e programar o desligamento automático 30 minutos antes de sair do ambiente. Quando for adquirir um novo aparelho, dê a tecnologia inverter, onde há melhor uso do compressor, reduzindo o consumo do aparelho em até 40%.

Outra dica é revezar o uso do ar-condicionado com o ventilador. Quando o ambiente já estiver resfriado, você pode desligar o aparelho e ligar o ventilador, que consome menos eletricidade. Além de manter uma temperatura agradável, a ação ajuda a economizar energia elétrica. Lembre-se de manter portas e janelas bem fechadas.

A geladeira é outro eletrodoméstico que se deve ter cuidado. Para que o consumo do equipamento não pese na fatura, evite abri-lo diversas vezes. Ou seja, antes de preparar alguma refeição, já tenha em mente os ingredientes para pegar todos de uma só vez. Além disso, não coloque comidas quentes na geladeira – espere até que elas estejam em temperatura ambiente para refrigerar. E evite colocar a geladeira perto de fontes de calor, como ao lodo do fogão ou na frente de paredes e janelas que recebam radiação solar direta.

 O simples ato de mudar o funcionamento do chuveiro de "Inverno" para "Verão" já tem um diferencial que gera uma redução no consumo mensal do aparelho. Com os termômetros mais elevados entre os meses de dezembro a março, essa opção proporciona uma temperatura muito mais agradável. Além disso, não demorar muito tempo no banho também ajuda a economizar energia.

A escolha de lâmpadas LED representa um investimento que será revertido em benefícios posteriormente. Isso acontece porque, além de durarem mais tempo, elas fornecem o mesmo pacote de luz com menor potência, por isso consomem menos energia, com uma redução de até 80% no gasto mensal do sistema de iluminação.

Por fim, caso vá adquirir algum eletrodoméstico ou aparelho eletroeletrônico, dê preferência por aqueles que possuem o Selo Procel, que indica os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética e menor consumo de energia por categoria. Quem possui equipamento antigo também deve ficar atento, pois ele pode precisar de manutenção ou ser trocado por similar com tecnologia mais nova, que consome menos energia.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Petrobras registra recorde de produção e venda de diesel S-10 em 2021
Economia

Petrobras registra recorde de produção e venda de diesel S-10 em 2021

O diesel S-10 é um combustível com baixo teor de enxofre

Emprego com carteira cresce 4% no trimestre encerrado em novembro
Economia

Emprego com carteira cresce 4% no trimestre encerrado em novembro

Mercado formal de trabalho tem 1,3 milhão de pessoas a mais

Comércio comemora boas vendas após anúncios de promoções em Janeiro
Feira de Santana

Comércio comemora boas vendas após anúncios de promoções em Janeiro

Vendedora de loja, Flávia acredita que esse ritmo de vendas já vem desde dezembro e agora com muitas pessoas...

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 28.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram