Bahia

Tio e sobrinhos de 4 e 9 anos morrem soterrados após barranco deslizar e atingir casa durante chuva no sul da Bahia

Caso aconteceu na cidade de Itamaraju. Vítimas são tio e dois sobrinhos de 4 e 9 anos. Chuva forte também causa estragos em Eunápolis, Teixeira de Freitas, Prado e Porto Seguro.

08/12/2021 às 17h14, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após uma barranco deslizar durante a forte chuva que atingiu a cidade de Itamaraju, que fica na região sul da Bahia, nesta quarta-feira (8). As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.

O barranco, que deslizou por volta das 3h, fica localizado na Avenida Espírito Santo. O local é de difícil acesso.

Duas das seis casas atingidas pelo barranco eram de pessoas da mesma família. As vítimas foram identificadas como Ediel, de 26 anos, Ana Cecília, de 4, e Cícero, de 9. As crianças são irmãs e o rapaz é tio delas.

Segundo a prefeitura, a mãe de Ediel, os pais e o irmão mais velho das crianças foram socorridos por moradores e resgatados com vida.

Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) por volta das 11h20, onde será feita a necropsia.

O local apresentou forte cheiro de gás, porque vários botijões ficaram soterrados pelo barranco. Os moradores mostraram preocupação com uma possível tragédia.

Assistentes sociais da Prefeitura de Itamaraju visitaram várias casas da região e pediram para os moradores deixarem os imóveis. O órgão também registrou ocorrências causadas pela chuva nos bairros Itatiaia e Primavera.

A ponte que dá acesso aos dois bairros precisou ser interditada por causa de alagamentos.

Chuva no sul

Cidades da região sul da Bahia amanheceram, nesta quarta-feira, com estragos provocados pela chuva que atinge vários municípios, desde a noite de terça (7). A situação mais grave é registrada em Jucuruçu, onde os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e causaram sérios transtornos, deixando famílias desabrigadas.

A chuva forte começou por volta das 17h de terça e menos de uma hora depois, as ruas da cidade já estavam totalmente tomadas pela água. Segundo a prefeitura municipal, alguns bairros estão isolados. Equipes circulam pela cidade para verificar os estragos e traçar estratégias para atender os atingidos.

Não há informações sobre feridos, no entanto, o poder público estima que mais de mil pessoas foram afetadas pela enchente e precisaram sair de suas casas, por causa dos riscos de desabamento.

A prefeitura disponibilizou locais para receber os desabrigados: Escola Estadual, Creche Municipal, Secretaria de Educação e Auditório Municipal.

Em Teixeira de Freitas, a chuva também começou por volta das 17h da terça e se estendeu até o início da madrugada desta quarta. Casas e estabelecimentos comerciais foram inundados e ruas ficaram totalmente alagadas. Não há registro de feridos.

A prefeitura da cidade registrou desabamento de casas no bairro Caminho do Mar e de um muro no bairro Colina Verde. Segundo a Defesa Civil, a chuva foi de 141 mm.

Em Arraial D'Ajuda, distrito de Porto Seguro, o teto de uma sorveteria desabou na noite de terça. Segundo pessoas que estavam no local, dois turistas teriam saído da sorveteria minutos antes do teto cair. Ninguém ficou ferido.

Ainda será feita uma perícia para identificar o motivo do desabamento, mas a cidade registra fortes ventos e tem alerta de chuva intensa para esta quarta-feira (8).

Já em Eunápolis, por voltas das 17h de terça, quando chovia e ventava muito, a vidraça de um supermercado caiu de uma altura de aproximadamente três metros.

Os estilhaços atingiram um idoso que passava as compras no caixa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e ele foi atendido. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

Este é o segundo acidente que aconteceu no mesmo estabelecimento, inaugurado há apenas três meses. No dia 27 de novembro, a fachada ficou destruída após um temporal. Na ocasião, diversos carros foram atingidos pela estrutura.

Em Prado, a estrada litorânea que dá acesso a Vila de Cumuruxatiba, onde moram cerca de 5 mil pessoas, precisou ser interditada . No local, muitas ruas e casas ficaram alagadas.

Previsão do tempo

No sul do estado, a previsão é de mais chuva nesta quarta-feira (8). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta vermelho para as cidades de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Jucuruçu e Porto Seguro.

Os municípios podem registrar chuvas intensas, com volume maior que 100 mm por dia. Ainda há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Nas regiões oeste e sudeste da Bahia também há risco de chuva nesta quarta-feira (8). Em Correntina, a previsão é que chova 14mm, e na cidade de Jequié, 10mm.

Em Salvador, o tempo segue nublado, mas com pouca chuva. A previsão é de que a cidade registre entre 4mm e 6mm de chuva entre esta quarta (8) e a sexta-feira (10).

A grande quantidade de chuva registrada entre os meses de novembro e dezembro de 2021 são resultado do fenômeno La Niña, que pode gerar chuvas fortes e abundantes, aumento do fluxo do rio e inundações.

 

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade