Santo Estevão

2ª edição da Festa Literária de Santo Estevão (Flise) acontece até sexta (10)

Veja no final da matéria a programação completa.

08/12/2021 às 16h19, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Teve início na última segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta (10), a 2ª edição da Festa Literária de Santo Estevão (Flise), que tem como objetivo, apresentar ao público, o universo da literatura e reconhecer as diferentes manifestações artísticas e culturais.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o professor e um dos organizadores do evento, Edson Oliveira, destacou que a Festa já está inserida dentro da agenda cultural da Bahia, marcando e apresentando a identidade do município de Santo Estevão.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"A nossa Festa, é uma movimentação artística cultural que tem ganhado a cada edição, mais força, porque começamos lá em 2019, tivemos que suspender em 2020 por conta da pandemia e agora voltamos com essa energia total. Nosso principal objetivo é justamente abrir espaços para o compartilhamento da arte para o compartilhamento da cultura e inserir este evento na agenda cultural da Bahia, pois é a marca do nosso território, e identidade, nossa marca que é Santo Estevão e colaborar para que jovens, adolescentes, o público de modo geral tenha acesso a tudo isso aqui", destacou.

No ano em que Santo Estevão completa 100 anos de emancipação política, a Festa Literária, faz alusão do tema do evento com o centenário da cidade.

"Neste anos estamos comemorando os 100 anos de emancipação política, a cidade de Santo Estevão, já é uma senhora centenária, portanto, agora nós temos como tema, 'a mão que planta, é a mão que escreve literatura e identidade nos 100 anos desta terra'. Teremos uma programação extensa, começamos na última segunda e iremos até a próxima sexta com a presença de grandes escritores, palestras e shows musicais", afirmou Edson Oliveira.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Estudante de Licenciatura em História na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Marilucia Silva mora no município de Santo Estevão, e também faz parte da equipe de realização do evento.

De acordo com ela, a festa é enriquecedora para o conhecimento do público, principalmente para os alunos da rede municipal, apresentando as riquezas culturais que a cidade pode oferecer.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Essa Festa é bastante enriquecedora, principalmente para os estudantes que estão diretamente envolvidos nas apresentações que estão sendo realizadas aqui. Aqui é um grande incentivo à leitura, à cultura, criando mais ainda essa relação com a nossa terra Santo Estevão. Hoje eu sou graduanda em Licenciatura em História, então eu sou uma futura professora, é um evento que reforça o poder da leitura, desta forma eu digo que é um exemplo importante para que possamos construir quem realmente somos", destacou.

Feliz com o resultado, o secretário municipal de Educação, Jailson Assis, informou à reportagem do Acorda Cidade que desde a primeira edição do evento, a repercussão já tinha sido grande.

"Essa já é a nossa segunda edição, estamos muitos felizes por ter criado condições para desenvolver a nossa segunda edição da Festa Literária do município de Santo Estevão. Fizemos a nossa primeira edição em 2019, e podemos dizer que esse evento nasceu como uma grande criança, nasceu em 2019, tivemos uma grande repercussão, dando um leque de possibilidades de atrações e conseguimos desenvolver um grande evento de caráter exclusivo e administrativo da iniciativa privada do setor público. Lembro que em nossa primeira edição tivemos aqui a presença de Bráulio Bessa, no ano passado não conseguimos realizar o evento por conta da pandemia, mas Deus nos deu a oportunidade de realizar esta segunda edição e que coincidentemente, combina com os 100 anos da nossa cidade", disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com o secretário, a ideia de realizar o evento nesta proporção, surgiu com base na realização de outros eventos com a mesma temática que são realizados em outros municípios da Bahia.

"Desde a nossa primeira Festa Literária, a gente sempre falou muito do exemplo que temos em nossa região, como o a Flica, o Flipelô e procuramos fazer um misto caracterizado pela participação efetiva dos nossos alunos e das nossas escolas locais, dando um foco totalmente pedagógico para as nossas ações, incentivando a leitura, a prática e toda a atividade artística. Hoje o que a gente pode deixar enquanto gestores públicos, enquanto responsáveis pela construção da educação, é o legado, a gente não tinha a cultura da Festa Literária, mas a gente sempre sonhou com isso, a gente quer construir novos leitores, influenciar a participação do pessoal na área artística, e isso só acontece a partir do momento da iniciativa pública", destacou.

Segundo o prefeito municipal, Rogério Barreto, promover eventos como este, é como criar laços culturais entre os munícipes, oferecendo um pouco mais de conhecimento de forma gratuita.

"O potencial deste evento é promover a arte, a cultura, um laço maravilhoso que é a literatura na vida das pessoas e da identidade cultural de um povo. Esse é o nosso potencial, patrocinar essa aproximação dos jovens ao conhecimento, e aqui podemos ver o surgimento de novos talentos, apresentações, shows, e isso gera um destaque em nosso calendário cultural da Bahia que é muito importante", afirmou.

De acordo com o prefeito, por trás de todo o brilhantismo do evento, houve um grande planejamento com antecedência, com o objetivo da cidade ser beneficiada com um evento de grande magnitude.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nós queremos agradecer inicialmente a Deus por nos ter abençoado a nossa equipe que está empenhada, são dias de trabalho, foram meses de antecedência, tudo sendo planejado, buscamos espaços, para que todas estas pessoas estivessem aqui, visitando nossos espaços. Eu sou suspeito em falar, mas digo que a nossa cidade de Santo Estevão, é diferenciada dentro de um contexto que cresce, que tem a economia pujante e com esse olhar futuro, um olhar turístico atraindo outros olhares de diferentes segmentos. Já tivemos várias visitas de pessoas de outros municípios, um envolvimento total entre a sede e a zona rural, então todas as comunidades fazem parte dessa história, e dentro desses 100 anos, nada melhor do que ter essa relação com outros municípios, o que é muito importante", concluiu.

Acesse a progrmaação completa da Festa Literária de Santo Estevão (Flise).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade