Covid-19

Covid-19: após reclamações, secretaria disponibiliza canais virtuais para atualização do Conecte SUS

De acordo com o secretário Marcelo Britto, a secretaria alimenta o sistema do Ministério da Saúde, mas não tem acesso à consolidação desses dados.

01/12/2021 às 10h56, Por Laiane Cruz

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Laiane Cruz

A exigência da comprovação de vacinação contra a Covid-19 é algo que está previsto nos decretos estaduais e municipais, para a entrada em determinados órgãos, como o SAC e o Detran, como também eventos públicos e festas. Da mesma forma, o comprovante é exigido em viagens nacionais e internacionais. No entanto, assim como em todo o país, pessoas que já completaram o esquema vacinal têm encontrado dificuldades em obter o certificado digital de vacinação através do aplicativo do Ministério da Saúde, o Conecte SUS, por falta de atualização.

De acordo com o secretário Marcelo Britto, a secretaria alimenta o sistema do Ministério da Saúde, mas não tem acesso à consolidação desses dados.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“O Ministério recebe essas informações de mais de 5 mil municípios no Brasil, e cabe a ele, tendo um sistema mais robusto, fazer o fechamento disso e colocar no aplicativo que está disponível para cada cidadão. O que nós podemos fazer é a partir de hoje disponibilizar um canal virtual de atendimento para o feirense que, porventura, tem alguma inconsistência na informação do aplicativo, ou porque a vacina não foi lançada, se foi lançada com data errada ou vacina errada que está aparecendo”, afirmou.

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana disponibilizou para os cidadãos feirenses dois canais de comunicação para que essa atualização possa ser feita. O primeiro é através do e-mail, que será o [email protected].

“Mandando o email, a pessoa pode solicitar a correção dos dados e anexar no e-mail uma cópia do documento de identidade com foto e CPF e a cópia do cartão de vacina, que prova o local onde foi feita, o número do lote, a data e o tipo de vacina aplicada. Esses dois documentos são suficientes para que a secretaria faça e um ou dois dias as correções”, explicou Britto.

O outro modelo é através do whatsapp 75. 99909-5528. “Basta mandar uma mensagem pedindo para corrigir os dados e mandar uma foto do cartão de vacina frente e verso e do documento de identidade com foto e CPF. Esse número não receberá chamadas, é exclusivo para receber as informações de correção de vacinas. E alerto que uma vez enviadas essas informações para o Ministério, o prazo costuma ser de 3 a 5 dias úteis para fazer a correção”, esclareceu o secretário.

Ele ressaltou ainda que as pessoas não precisam ir à secretaria. “Quem vier, vai encontrar uma pessoa que estará com um celular na mão e vai bater a foto do documento de identidade frente e verso e do cartão de vacinação e vai liberar. Não tem protocolo, nem nada para ser lançado na hora. Vir aqui não acelera em nada o processo. Mas vou manter o atendimento presencial, porque eventualmente possa ter alguém sem acesso a e-mail e sem celular, apesar de isso ser dificil de acontecer hoje, mas é possível.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

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