Novembro Negro

Moviafro comemora aniversário e realiza 6ª edição do Projeto Novembro Negro

A programação completa do Projeto Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro 2021, está disponível em moviafrofsa.oficial

10/11/2021 às 16h47, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, realiza pelo sexto ano consecutivo em parceria com a Tambores Urbanos e Guerreiros Africanos, duas das suas entidades filiadas, o Projeto Novembro Negro Moviafro.

Esse projeto tem como principal objetivo, promover à reflexão sobre a inserção dos negros e dos povos originários na sociedade brasileira e à consciência histórica africana e sua influência na formação social, histórica, linguística, religiosa, gastronômica e cultural no Brasil e, de forma geral, nas Américas.

Novembro é oficialmente o Mês da Consciência Negra no Brasil. Apesar de ser importante e necessária, especialmente por se tratar de um país que teve séculos de escravidão de pessoas negras, essa data ainda é bastante incômoda para uma parcela da população.

Mesmo assim, o mês de novembro mobiliza o movimento negro e desperta um interesse temporário nas escolas, instituições e noticiários, que costumam abordar o tema do racismo superficialmente no período próximo ao dia 20.

Todos os anos é discutido um tema específico e vários subtemas, para isso, a Moviafro conta com a participação dos seus núcleos, convidados e toda a sociedade que vem acompanhando ao longo desses anos, as ações afirmativas desenvolvidas por esta instituição. Para 2021, foi elaborado o tema: 'E Dandara dos Palmares, você conhece?' Com este tema a Moviafro pretende passar a mensagem de que Dandara dos Palmares foi muito mais que esposa de Zumbi.

7 anos de existência, resistência, re-existência e luta

Concomitantemente a Moviafro comemora o seu sétimo aniversário, segundo Keu Costa, coordenadora do Núcleo Moviafro de Teatro Preto, as ações afirmativas que estão sendo realizadas ao longo desses 7 anos buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos objetivando reverter a representação negativa dos negros promovendo igualdade de oportunidades e combate ao preconceito e o racismo. Destaca a atriz.

Com isso foi elaborada uma programação bastante ampla que iniciou no dia 1º de novembro e será encerrada no dia 4 de dezembro. Destacam-se nessa programação a serie de lives 'Uma live para a Moviafro' que traz para um bate papo virtual, personalidades negras das mais diversas áreas da cultura a exemplo de Leno Sacramento (ator), Dionorina (cantor), Edilson Veloso (Jornalista) e Carol Xavier (Dançarina), entre outros. Haverá também rodas de conversa com temas relacionados a questões raciais e de gênero, exposição foto biográfica, Feira para Afroempreendedores e intervenções culturais como o 'Sons da Bahia' com a Banda Afropop e convidados e o Movimento da Consciência Negra do bairro Aviário, realizado a 19 anos pelo Bloco Afro Guerreiros Africanos.

4ª Missa Afro

Sem sombra de dúvidas o ponto alto da programação será a realização pelo quarto ano consecutivo da missa afro, não só pela forma diferenciada como é realizada mais por este ano ter sido agendada para o encerramento das atividades da Moviafro no dia 4 de dezembro, dia dedicado a Santa Barbara ou Iansã na religião de matriz africana. Marinalda Soares, coordenadora do Núcleo de Assistência Social afirma que não teria dia melhor para a missa senão no dia de Iansã. Iansã, é o estereótipo da mulher guerreira, que não tem medo de arriscar-se ela vai à batalha sempre pronta para lutar. E essa é a perspectiva da Moviafro, ir à luta sempre.

A missa está inserida também na Programação da Festa de Santa Bárbara que é realizada a três anos pela Paroquia Nossa Senhora de Fátima – Igreja Católica Independente que tem como líder aqui em Feira de Santana, o Arcebispo Dom Marcos Paulo. Além da missa afro com cânticos e ritmos afro-brasileiro, será realizada também uma procissão pelas imediações da igreja e em seguida será distribuído um delicioso caruru para as pessoas presentes e quem chegar, ao som do mais autêntico samba de roda.

A programação completa do Projeto Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro 2021, está disponível em @moviafrofsa.oficial.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade