Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Dezembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 10/11/2021 16h47.

Moviafro comemora aniversário e realiza 6ª edição do Projeto Novembro Negro

A programação completa do Projeto Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro 2021, está disponível em moviafrofsa.oficial
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Moviafro comemora aniversário e realiza 6ª edição do Projeto Novembro Negro
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A Associação Cultural Moviafro de Feira de Santana, realiza pelo sexto ano consecutivo em parceria com a Tambores Urbanos e Guerreiros Africanos, duas das suas entidades filiadas, o Projeto Novembro Negro Moviafro.

Esse projeto tem como principal objetivo, promover à reflexão sobre a inserção dos negros e dos povos originários na sociedade brasileira e à consciência histórica africana e sua influência na formação social, histórica, linguística, religiosa, gastronômica e cultural no Brasil e, de forma geral, nas Américas.

Novembro é oficialmente o Mês da Consciência Negra no Brasil. Apesar de ser importante e necessária, especialmente por se tratar de um país que teve séculos de escravidão de pessoas negras, essa data ainda é bastante incômoda para uma parcela da população.

Mesmo assim, o mês de novembro mobiliza o movimento negro e desperta um interesse temporário nas escolas, instituições e noticiários, que costumam abordar o tema do racismo superficialmente no período próximo ao dia 20.

Todos os anos é discutido um tema específico e vários subtemas, para isso, a Moviafro conta com a participação dos seus núcleos, convidados e toda a sociedade que vem acompanhando ao longo desses anos, as ações afirmativas desenvolvidas por esta instituição. Para 2021, foi elaborado o tema: 'E Dandara dos Palmares, você conhece?' Com este tema a Moviafro pretende passar a mensagem de que Dandara dos Palmares foi muito mais que esposa de Zumbi.

7 anos de existência, resistência, re-existência e luta

Concomitantemente a Moviafro comemora o seu sétimo aniversário, segundo Keu Costa, coordenadora do Núcleo Moviafro de Teatro Preto, as ações afirmativas que estão sendo realizadas ao longo desses 7 anos buscam oferecer igualdade de oportunidades a todos objetivando reverter a representação negativa dos negros promovendo igualdade de oportunidades e combate ao preconceito e o racismo. Destaca a atriz.

Com isso foi elaborada uma programação bastante ampla que iniciou no dia 1º de novembro e será encerrada no dia 4 de dezembro. Destacam-se nessa programação a serie de lives 'Uma live para a Moviafro' que traz para um bate papo virtual, personalidades negras das mais diversas áreas da cultura a exemplo de Leno Sacramento (ator), Dionorina (cantor), Edilson Veloso (Jornalista) e Carol Xavier (Dançarina), entre outros. Haverá também rodas de conversa com temas relacionados a questões raciais e de gênero, exposição foto biográfica, Feira para Afroempreendedores e intervenções culturais como o 'Sons da Bahia' com a Banda Afropop e convidados e o Movimento da Consciência Negra do bairro Aviário, realizado a 19 anos pelo Bloco Afro Guerreiros Africanos.

4ª Missa Afro

Sem sombra de dúvidas o ponto alto da programação será a realização pelo quarto ano consecutivo da missa afro, não só pela forma diferenciada como é realizada mais por este ano ter sido agendada para o encerramento das atividades da Moviafro no dia 4 de dezembro, dia dedicado a Santa Barbara ou Iansã na religião de matriz africana. Marinalda Soares, coordenadora do Núcleo de Assistência Social afirma que não teria dia melhor para a missa senão no dia de Iansã. Iansã, é o estereótipo da mulher guerreira, que não tem medo de arriscar-se ela vai à batalha sempre pronta para lutar. E essa é a perspectiva da Moviafro, ir à luta sempre.

A missa está inserida também na Programação da Festa de Santa Bárbara que é realizada a três anos pela Paroquia Nossa Senhora de Fátima – Igreja Católica Independente que tem como líder aqui em Feira de Santana, o Arcebispo Dom Marcos Paulo. Além da missa afro com cânticos e ritmos afro-brasileiro, será realizada também uma procissão pelas imediações da igreja e em seguida será distribuído um delicioso caruru para as pessoas presentes e quem chegar, ao som do mais autêntico samba de roda.

A programação completa do Projeto Novembro Negro Tambores Urbanos/Moviafro 2021, está disponível em @moviafrofsa.oficial.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Domingo tem MPB, samba e música regional no Beco da Energia
Agenda Cultural

Domingo tem MPB, samba e música regional no Beco da Energia

1ª edição do MPBeco começa a partir das 10h

Evento gastronômico neste sábado (27) terá 5 horas de churrascada, música e transmissão da Libertadores
Feira de Santana

Evento gastronômico neste sábado (27) terá 5 horas de churrascada, música e transmissão da Libertadores

Evento terá cinco assadores profissionais e opção vegana, com assados de verduras e legumes.

Programação do VI Novembro Negro do Candeal II retorna neste sábado (27)
Feira de Santana

Programação do VI Novembro Negro do Candeal II retorna neste sábado (27)

De acordo com Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, a aval...

Vídeo

Buracos e lama causam transtornos a moradores e comerciantes da Rua Tupinambá Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 03.12:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram